GELADO CROCANTE

Esta receita de Gelado Crocante é mais uma delícia de sobremesa que a Ana Maria vai ensinar à você, não perca tempo e acompanhe agora mesmo o passo a passo do modo de preparo. Vocês não irão acreditar na facilidade que é este Gelado Crocante, sem dúvida é uma super dica para você servir no lanche da tarde, ou é claro, no momento em que você preferir e sem falar que é uma receita super simples e perfeita para quem quer comer um doce delicioso! Com certeza todos irão adorar e não irão se arrepender de experimentar esta delícia, uma dica saborosa. Não deixe de conferir como se faz esta receita deliciosa muito fácil de preparar, e deixe sua refeição ainda mais saborosa…

INGREDIENTES:

 Gelado
• 200g de manteiga sem sal
• 200g de chocolate meio amargo, quebrado em pedaços médios
• 1 gema
• 1/3 de xícara de açúcar
• 2/3 de xícara de leite
• Raspas de 1 fava de baunilha

Crocante
• 1 xícara de castanha-do-pará, quebrada em pedaços
• 1/2 xícara de mel
• 1 pitada de sal
• Manteiga para untar

MODO DE PREPARO:

Gelado
Bata a manteiga até ficar bem fofa e cremosa, reserve.
Coloque o chocolate numa tigela média e reserve.
Misture, em outra tigela, a gema, metade do açúcar e reserve.
Aqueça o leite com o restante do açúcar e a baunilha. Quando ferver, despeje na tigela da gema e misture. Passe a mistura para uma panela e, sempre mexendo com uma colher de pau, deixe no fogo apenas até surgirem bolinhas nas laterais, o creme engrossar e cobrir o dorso da colher, mas sem ferver. Imediatamente, despeje o creme na tigela do chocolate e mexa até obter um creme liso e brilhante. Espere amornar. Com delicadeza, junte a manteiga.
Ponha a mistura em uma fôrma de uns 20 cm de diâmetro (não precisa ser de fundo removível, pode ser uma assadeira comum) e leve ao freezer por pelo menos 3 horas ou até por 1 semana. Se preferir, faça em uma tigela que possa ir à mesa, assim não precisará desenformar.

Crocante
Unte com manteiga a lâmina de uma espátula e uma superfície de mármore de uns 40 cm (ou separe um tapete de silicone).
Coloque as castanhas numa frigideira seca e vazia. Aqueça até que estejam secas e perfumadas. Em seguida, transfira para uma tigela. Na mesma frigideira, aqueça o mel e o sal, deixe ferver por 5 minutos. Retire do fogo, misture as castanhas, despeje na superfície untada e espalhe com a espátula. Se quiser, prepare um caramelo com 1 xícara de chá de açúcar comum e misture as castanhas.
Deixe amornar, solte a placa de castanhas caramelizadas e quebre em pedaços pequenos (ou bata no processador, se preferir uma farofa grossa com pedacinhos dourados).
Dica Ana Maria: O melado pode ser um ótimo substituto do mel para caramelizar as castanhas. O crocante ficará menos brilhante, mas mais saboroso. Ou, se quiser, prepare um caramelo com 1 xícara (chá) de açúcar comum e misture as castanhas.

Finalização
Retire a fôrma do freezer meia hora antes de servir e mergulhe com cuidado em uma panela com água fervente, para o gelado se soltar totalmente do fundo e das laterais.
Desenforme sobre um prato raso. Deixe repousar por uns 30 minutos e sirva com o crocante (se quiser, decore também com raspas de chocolate).
Sempre novas receitas deliciosas de doces, salgados, petiscos e pratos para servir em seus almoços ou jantares, você encontra tudo aqui com a Ana Maria. Não deixe de conferir nossas novidades em receitas para todos os gostos.

Rendimento: 6 Porções

Fonte: Receitas Ana Maria

Nenhum comentário: