Dicas

- T-BONE

O T-Bone também conhecido bisteca ou chuleta, é um tipo de corte de carne bovina. Ele consiste em um osso em formato de "T" com carne dos dois lados. O lado maior é de contra filé, e o lado menor é filé mignon.

Devido ao seu tamanho e à qualidade dos cortes que ele contém, o T-Bone é considerado um dos melhores cortes do boi.

- CORTES DE CARNE SUÍNA

A carne de porco também é muito apreciada pelos degustadores de carne. Entre os populares e favoritos estão a costela de porco, o lombinho e o pernil. Na imagem abaixo podemos ver onde estão localizados os cortes de carne suína.

Cabeça: Parcialmente desossada, pode ser preparada na forma de assado, com recheio ou cozida. É usada pela indústria de alimentos para fazer salsicha e outro frios.

Paleta: Um pouco dura, mas saborosa. Usada para assados e churrascos.

Lombo: Carne nobre e saborosa. 

Lombinho: inteiro, desossado, bistecas ou costeletas.

Pernil: uma das melhores partes do porco. Excelente para assados.

Barriga: Usada no preparo de carnes temperadas, embutidos e em conserva. 

Perna dianteira: com ou sem osso, pode ser usada em assados ou cozidas.

Toucinho: Gordura fresca de porco. Muito usado na culinária do interior do Brasil, principalmente na cozinha mineira.

Bacon: Toucinho defumado, fatiado ou em partes. De sabor forte e marcante, é muito utilizado para dar gosto a muitos pratos, ou até mesmo envolvendo maravilhosos medalhões de outras carnes.

Pés, orelhas e rabo: apuram o sabor de determinados pratos, como a feijoada, por exemplo. Normalmente encontra-se já salgados. A geléia concentrada feita dos mesmos é extensamente usada para confecção de caldos.

- BENEFÍCIOS DA CARNE SUÍNA PARA A SAÚDE:


A carne suína possui adequado teor de proteínas (19 a 20% na carne magra) com boa combinação de aminoácidos essenciais, apresentados em forma biologicamente disponível. Tambem é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, principalmente de Tiamina (B1), Riboflavina (B2)) e Cob alamina (B12). Ela se destaca ainda, pelo seu conteúdo de cálcio, fósforo e, principalmente, potássio, que tem importante função na normalidade da pressão sanguínea.

- CARNES COZIDAS:

Antes de cozinhar, retire toda a gordura das carnes, pois podem ficar rançosas durante o congelamento. No cozimento, reduza a quantidade dos temperos, ervas, sal ou pimenta, pois o congelamento acentua o sabor. As carnes devem ser congeladas o mais rápido possível, assim que esfriarem depois do cozimento, em recipientes bem fechados. Cubra as carnes com o próprio molho para evitar desidratação durante o congelamento. Descongele na geladeira ou em temperatura ambiente. se estiver com pressa, use o microondas. Aqueça as carnes junto com o molho numa panela ou, então, use o micro.

- COMO CONGELAR DOCINHOS:

Claudia Croce explica: docinhos de festas tradicionais podem ser congelados por até 15 dias, já com coberturas fondados e caramelados, devem ser preparados no dia, quanto ao descongelamento dos docinhos, devem ser retirados do freezer com 8 horas de antecedência, em temperatura ambiente.

- COMO MANTER A GELADEIRA EM ORDEM

Manter a geladeira sempre em ordem não é perda de tempo e muito menos um capricho. Quando tudo está limpo, bem acondicionado e no lugar certo, a sua vida na cozinha fica muito mais fácil. Isso sem falar no desperdício de alimentos que você acaba evitando.

Veja aqui algumas dicas que vão ajudar você nessa tarefa:

1º passo: Capriche na limpeza

- Para começar, tire tudo da geladeira. Em seguida, desligue o aparelho da tomada.
- Se não tiver um modelo frost free, você precisa descongelar aquela camada de gelo que se forma no freezer. Desligue algumas horas antes e mantenha a porta semiaberta. Mas cuidado com a água do degelo. Para evitar sujeira, coloque uma vasilha grande onde a água escorre e depois descarte.
- Para limpar, use uma esponja suave ou um pano macio com um detergente ou sabão neutro. Nunca use produtos abrasivos ou muito fortes porque além do odor, eles podem riscar ou corroer o plástico e o esmalte de sua geladeira.
- Retire as gavetas e as prateleiras removíveis e lave cada uma. Passe um pano úmido em tudo, depois a esponja com o produto que escolheu. Enxugue com cuidado usando um pano macio, seco e limpo ou uma toalha.
- Atenção especial para a borracha da porta. Mantenha sempre limpa e verifique constantemente se ela não está ressecada. Se a porta não fechar direito, a geladeira consome muita energia, além de não alcançar a temperatura desejada.

- DICAS:

- A limpeza deve ser feita todas as semanas, de preferência um dia antes da compra de perecíveis. Os resíduos não limpos podem provocar odor desagradável e contaminar o sabor dos alimentos.
- Depois de limpa, coloque algumas folhas de louro no interior da geladeira para absorver os odores fortes de alimentos.

2º passo: Deixe tudo organizado

Pronto. Agora que a sua geladeira está perfeitamente limpa, mãos à obra. Lembre-se de que cada área da geladeira tem uma temperatura diferente para que os alimentos sejam armazenados de forma correta e não estraguem antes do tempo.

Comece de baixo para cima:

- Gavetas: Conserve legumes e verduras em embalagens plásticas e afastadas do congelador para evitar que o frio queime as folhas. Salpique água e retire completamente o ar das embalagens antes de fechar.
- Primeira prateleira (inferior): Armazene as frutas logo acima das gavetas. As mais macias podem ficar em bandejas e as mais duras, embaladas em sacos plásticos.
- Segunda prateleira (intermediária): Conserve nessa prateleira os alimentos que vão ser consumidos rapidamente como bolos, doces e tortas. Sopas e caldos também, porém sempre em recipientes com tampa. Dê preferência aos formatos quadrados ou retangulares, que são mais fáceis de organizar.
- Terceira prateleira (intermediária): Armazene nessa prateleira os ovos (em vez de colocá-los na porta, como é sugerido pelos fabricantes), assim você evita a trepidação do abre e fecha da geladeira, além de mantê-los sob temperatura constante. Guarde também os alimentos que sobraram da refeição em recipientes plásticos ou de vidro, bem tampados.
- Quarta prateleira (superior): Nessa prateleira guarde a manteiga, o requeijão, o leite, os frios e os queijos, em recipientes bem fechados. Nela devem ficar também os refrigerantes, sucos ou água, se quiser que fiquem bem gelados.

Se houver uma gaveta de carnes logo abaixo do freezer, é lá que você deve mantê-las, incluindo os frios e as salsinhas.

- Porta de geladeira: A porta acomoda o ketchup, a mostarda, as geleias e compotas, a azeitona e as conservas, os refrigerantes em lata, caixas de suco ou leite abertos, e mesmo os alimentos infantis. Mas atenção: não exagere no peso. Isso prejudica o fechamento da porta e compromete a durabilidade da sua geladeira.

- DICAS GERAIS:

- Alimentos que estragam facilmente devem ficar o mais perto possível do congelador.
- Posicione os alimentos para que o ar frio circule ao seu redor. Isso garante que ele será resfriado por completo.
- Enlatados nunca devem ser mantidos em seus recipientes originais. Depois de abertos, eles podem oxidar em contato com o ar e comprometer o alimento. Mantenha-os em recipientes plásticos ou de vidro, devidamente tampados.
- Mantenha os alimentos frescos em prateleiras separadas dos industrializados.
- Se quiser conservar bolachas, torradas, cereais ou mesmo salgadinhos sempre crocantes, feche-os adequadamente e guarde na geladeira, nas prateleiras intermediárias.
- Mantenha a água sempre bem tampada e dê preferência às garrafas de vidro.