Notícias

Mato Grosso tem se destacado na produção de mel

Assessoria

Com a missão de fortalecer a produção da apicultura em Mato Grosso e incentivar o uso do mel na gastronomia, incorporando na alimentação do dia a dia, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), por meio do MT Regional, realiza cursos e palestras em todo o Estado para fomentar a produção de mel que é rica em nutrientes. Segundo o coordenador da cadeia produtiva da Apicultura, Catarino Mendes, a produção e a qualidade melhoraram devido a um processo contínuo de capacitação.

O mel tem proteínas, vitaminas e sais minerais excelentes para ser incorporado na alimentação no lugar do açúcar. De acordo com o presidente da Associação da Apicultura de Sorriso (Apis), Lidenor Bacca, o mel em sachê (conhecido como melzinho) faz o maior sucesso entre a criançada. “Por isso, existe grande interesse da Apis em inserir o mel na merenda escolar, para que as crianças possam crescer de forma saudável apreciando um alimento natural e também contribuir para a geração de emprego e renda da categoria”, revela Bacca. Muitos municípios já estão com projetos em andamento para inserir o mel no cardápio da merenda escolar. Os apicultores de Nova Ubiratã comercializam 1.500 quilos de mel em sachê de 10 gramas para 12 escolas do município.

Em Mato Grosso a região Norte tem se destacado na produção de mel em grande escala. Os produtores da Associação de Apicultura de Sorriso (420 km ao Norte de Cuiabá) comemoram a aprovação do projeto para a construção da Casa de Extração do Mel. O local escolhido é a fazenda Santa Luzia, localizada a nove quilômetros da cidade. A construção inicia neste mês. Segundo Bacca, a Casa do Mel terá 70 metros quadrado, a previsão é que a obra seja concluída num prazo de 40 dias.

A Apis conta atualmente com 15 produtores. Em 2010 a produção foi em torno de 12 toneladas, a previsão é que neste ano aumente, principalmente com a construção da Casa do Mel que vai favorecer para aumentar a produção e qualidade do mel. O Manejo é aplicado com a parceria do Sebrae, secretarias municipais de agricultura e Governo do Estado.

O secretário da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), José Domingos Fraga Filho, destaca que a região Norte do Estado se organiza em associativismo e cooperativismo. “O interessante é que muitos produtores viam a cadeia do mel como complemento de renda e hoje enxergam como profissão, isso é um grande avanço. A cadeia do mel é rentável, basta dedicação do produtor”, frisou.

O fomento da Apicultura é realizado em todo o Estado graças ao Governo do Estado, por meio da Sedraf/MT Regional, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e a parceria com os Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Ecônomico, Social e Ambiental, Embrapa, Famato/Senar, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade de Mato Grosso (Unemat), Sebrae, além do Banco do Brasil e das cooperativas de crédito.