LOMBO COM FAROFA DE NATAL

Pilotado pelas amigas Bruna Pecego e Pamila de Meneses, o Duas Delas Café acabou de abrir suas portas no Espaço Gastronômico Pinheiros, oferecendo sugestões caseiras, inspiradas na cozinha brasileira com proposta gourmet.
Para quem quer preparar uma Ceia de Natal em casa, o chef da casa, Pedro Lourenço Neto, sugere como prato principal um Lombo com Farofa de Natal, preparada com nozes, pistache e damascos, entre outros ingredientes.

INGREDIENTES – LOMBO:
1 ½kg lombo
1 xícara de vinho branco
1 limão
1 xícara de água
1 xícara de cheiro verde
Pimenta do reino
Sal a gosto
1 cebola grande
2 dentes de alho

MODO DE PREPARO:
Misture todos os ingredientes em uma vasilha, coloque o lombo e deixe descansar por 12 horas na geladeira. Leve ao forno na temperatura de 100°C coberto com papel alumínio por mais ou menos duas horas e meia. Retire o papel alumínio e volte ao forno em temperatura de 180ºC até dourar.

INGREDIENTES – FAROFA:
100 g de nozes picadas grosseiramente
100 g de pistache sem casca picados grosseiramente
100 g de damasco picado
80 g de azeitonas sem caroço cortada em rodelas
100 g de bacon em cubos pequenos
120 g de ervilhas frescas
150 g de cebola bem picada
1 dente de alho picado
100 g de tomate sem pele e sem semente picado
300 g de farinha de milho
Azeite
Sal
Pimenta do reino.

MODO DE PREPARO:
Em fogo médio, refogar o bacon até que saia toda a gordura. Acrescente a cebola e o alho e refogue até que fiquem dourados. Coloque o tomate, as nozes, o pistache, o damasco e as azeitonas e refogue por alguns minutos. Acrescente o milho e a ervilha, refogue por mais alguns minutos. Ajuste os temperos com sal e pimenta do reino, mas cuidado, pois o bacon e a azeitona são salgados. Aos poucos, acrescente a farinha de milho e mexa sem parar até que cozinhe. Coloque um pouco de azeite e tampe. Desligue o fogo deixe descansar por alguns minutos. Sirva com o lombo fatiado.
Fonte: Gastroline

Nenhum comentário: