LAGARTO AO MOLHO FERRUGEM

INGREDIENTES:

. 1kg de lagarto (em peça)
. 1 xícara de vinho tinto seco
. Sal e pimenta do reino a gosto
. 1 folha de louro
. 1 cebola ralada ou picada
. 2 colheres de sopa de azeite
. 2 dentes de alho picados
. 2 copos de água
. 2 colheres de sopa de molho inglês

MODO DE PREPARO:

1. Retire o excesso de membranas lagarto, mas mantenha uma parte da gordura. Numa vasilha com tampa, tempere a carne com sal, pimenta e cebola ralada. Junte o vinho e o louro. Tampe e deixe marinar por 3 horas na geladeira, virando a carne de vez enquando.

2. Coloque para aquecer em fogo alto uma panela funda e grossa. Quando ela estiver bem quente, coloque o azeite, o alho e a carne. Deixe fritar por alguns minutos de um lado, e com ajuda de um garfo grande, vire a carne e deixe fritar, até que ela fique com a casquinha toda dourada.

3. Adicione a marinada e os 2 copos de água e deixe a carne cozinhar em fogo médio, com a tampa entreaberta até que volte a fritar. Durante o cozimento, deve-se virar a carne, para que ela cozinhe por igual.

4. Assim que o caldo secar, deixe a carne fritar um pouco mais até formar uma crosta marrom na panela. Retire a carne e deixe descansar por alguns minutos.

5. Na panela, coloque o molho inglês e 1/2 xícara de água, misture e deixe apurar em fogo brando até que engrosse um pouco.

6. Fatie o lagarto e sirva com o molho ferrugem. Vai bem com arroz, batatas assadas, ou uma salada bem fresquinha!

Fonte: Blog da Leili

Nenhum comentário: