PICANHA DE CORDEIRO AO MOLHO DE VINHO TINTO E BATATAS ASSADAS

Não é  pela Quirós Gourmet, mas eu amo a carne de cordeiro, além de ela ser super saborosa, tem menos calorias que a carne bovina e dependendo do corte, até menos que a carne de frango!
Fiz esse prato Picanha de Cordeiro ao Molho de Vinho Tinto e Batatas Assadas por que precisava fazer uma matéria para uma revista especializada em criadores de cordeiros. Pensei na picanha, por que normalmente as pessoas quando falam de cordeiro, falam de paleta, pernile o famoso carré francês. São cortes maravilhosos também, mas gosto de explorar os outros, já que ninguém tem feito isso por aqui! A picanha de cordeiro pode ser feita ser grelhada, semi grelhada e depois terminar cocção no forno, ou fazê-la diretamente assada! Vai do gosto de como você quer a textura da carne! Nesse caso fiz ela primeiro grelhada para selar todos os lados, e terminei a cocção no forno.

INGREDIENTES
Para a Picanha de Cordeiro
1 Picanha de Cordeiro Quirós
Sal e Pimenta
PARA O MOLHO DE VINHO TINTO
1 taça de vinho tinto seco
Tablete de caldo de carne
1 colher de sopa de manteiga
sal e pimenta
Para as Batatas Assadas
3 Batatas Médias
Azeite de Oliva
Sal
Ramo de tomilho

MODO DE PREPARO DAS BATATAS
Dica! Sempre é melhor começar pelas batatas já que nessa receita é a que leva mais tempo de cocção.
Descasque as batatas. Corte os bordes, para que tenha aspecto retangular. Com uma faca, faça pequenos cortes na parte superior da batata.
Tempere com azeite de oliva, sal e tomilho e leve ao forno a 180C, até que estejam douradas e macias por dentro (em média 30-40 minutos)

MODO DE PREPARO DA PICANHA
Uma vez que as batatas já estão no forno. Espere uns minutos e tempere a picanha de cordeiro, com sal e pimenta.
Selar a peça inteira em uma frigideira, com azeite de oliva, deixando dourar igualmente em todos os lados.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º C , para finalizar a cocção acordo com o ponto de preferência . A carne apresenta- se mais macia quando servida ao ponto, ponto menos ou mal passada. (em torno de 15 min no forno)
Para o Molho
Enquanto a picanha esta no forno, leve o vinho tinto ao fogo até que reduza a um quarto. Coloque o caldo de carne (diluído em água) e deixe reduzir mais. Por último a manteiga, tempere a gosto.

MODO DE PREPARO DAS BATATAS
Descasque as batatas. Corte os bordes, para que tenha aspecto retangular. Com uma faca, faça pequenos cortes na parte superior da batata.
Tempere com azeite de oliva, sal e tomilho e leve ao forno a 190C, até que estejam douradas e macias por dentro (em média 20-30 minutos)
E pronto! Servir a picanha regada com o molho e as batatas ao lado.  O que acharam?

Fonte: voga gourmet