FILÉ SUÍNO EM CROSTA DE ERVAS

INGREDIENTES:

Para o filé
. 02 embalagens de filé mignon suíno
. Suco de 02 limões
. 03 ramos de alecrim
. Pimenta-do-reino preta a gosto
. 01 maço de sálvia picada
. Sal a gosto
. 1 1/2 de chá de farinha de rosca
. 01 maço de cebolinha
. 01 maço de manjericão
. 01 colher de chá de pimenta calabresa.

Para o risoto
. 04 colheres de margarina
. 01 cebola média cortada em cubos
. 04 xícaras de arroz arbóreo
. 3/4 xícara de chá de vinho branco
. 400 g de abóbora em cubos pequenos ou ralada grosseiramente
. 01 litro de caldo de legumes
. 400 g de cogumelo Shitake cortado em lâminas
. 200 g de queijo gorgonzola cortado em pequenos pedaços
. Sal a gosto
. Pimenta-do-reino preta a gosto

Para o molho de Shitake
. 1/2 colher de margarina
. Talo de Shitake
. 01 cebola cortada em cubos pequenos
. 02 xícaras de chá de leite
. 01 buquê de ervas frescas feito com 04 ramos de tomilho e 01 ramo de alecrim
. Sal a gosto
. Pimenta-do-reino preta a gosto

Para o azeite de cebolinha
. 01 xícara de chá de azeite de oliva
. 1/2 maço de cebolinha picada

MODO DE PREPARO:


Para o Filé suíno

Tempere os filés ainda congelados com o suco de limão, o alecrim, a pimenta e metade do maço de sálvia. Cubra e deixe na geladeira de um dia para o outro. Salgue os filés, embrulhe em folhas de alumínio e asse em forno pré-aquecido (200º C) por cerca de 30 minutos. Processe a cebolinha, o manjericão e a sálvia restante até formar uma farofa e reserve. Retire os filés do forno, remova o alumínio e envolva-os na farofa, pressionando com as mãos para fixá-la à carne. Volte ao forno quente por cerca de 5 minutos e mantenha no forno desligado por mais 5 minutos. Apóie sobre uma tábua e corte em fatias regulares.

Para o risoto
Aqueça metade da Qualy e refogue a cebola. Junte o arroz e refogue, mexendo sem parar, por cerca de 5 minutos. Sem parar de mexer, despeje o vinho e deixe evaporar. Acrescente a abóbora e, aos poucos, o caldo de legumes em quantidade suficiente para cobrir o arroz. Mexa continuamente e, quando estiver quase seco, coloque mais caldo. Repita o processo até que os grãos de arroz fiquem al dente, envolvidos na cremosidade do caldo. Em outra panela ou frigideira, aqueça o restante da Qualy e refogue as lâminas de shitake, aos poucos, em fogo alto para evitar que forme líquido. Junte o shitake ao arroz e sem parar de mexer, acrescente a metade do gorgonzola. Quando derreter, desligue o fogo, tempere com sal e pimenta e finalize com o restante do gorgonzola.


Para o molho de shitake

Em uma frigideira pequena, derreta a Qualy e refogue a cebola e os talos de shitake. Acrescente o leite, o buquê de ervas feito com 4 ramos de tomilho e 1 ramo de alecrim. Ferva por 15 minutos, retire as ervas e bata no liquidificador. Tempere com sal e pimenta-do-reino.


Para o azeite de cebolinha

Aqueça metade do azeite em fogo baixo, junte a cebolinha e deixe por alguns segundos. Desligue o fogo e acrescente a outra metade de azeite. Bata no liquidificador e coe em filtro de café. Coloque 5 fatias de filé em cada prato, disponha uma porção de risoto ao lado e complete com o molho de shitake. Pingue gotas de azeite de cebolinha sobre o molho de shitake e guarde o restante na geladeira, usando para finalizar pratos e temperar saladas. Sirva em seguida.

Fonte: Sadia