MACARRÃO CREMOSO É ASSADO COM SALAME E PIMENTA

Katie Quinn Davies, irlandesa que mora na Austrália, impressiona com seus belos pratos (Foto: divulgação)

INGREDIENTES

250 g de tomate-cereja cortados ao meio
Azeite para cozinhar
Sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora
500 g de macarrão do tipo caracol
250 g de salame cortado em pedaços pequenos
60 g de manteiga
½ xícara (50 g) de farinha de trigo
1 l de leite
1 punhado grande de queijo parmesão ralado e um pouco mais para polvilhar
1 punhado grande de queijo pecorino ralado e um pouco mais para polvilhar
1pitada grande de noz-moscada ralada na hora
½ ou 1 colher (chá) de pimenta calabresa (a gosto)
3 colheres (sopa) de creme de leite
1 colher (chá) de azeite trufado branco (opcional)
½ xícara (80 ml) de vinho branco
1 punhado de folhas de manjericão rasgadas
Pão e salada verde para acompanhar

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 160 °C.
Coloque os tomates-cereja numa assadeira, com a parte cortada voltada para cima. Regue com um pouco de azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino, depois leve para assar por 30 a 40 minutos. Retire do forno e reserve, então aumente a temperatura para 180 °C.
Encha uma panela grande com água salgada até a metade, adicione um pouco de azeite e deixe ferver em fogo alto. Acrescente o macarrão e deixe cozinhar por 8 minutos ou até ficar al dente (a massa continuará cozinhando no forno, por isso não cozinhe demais nesse estágio). Escorra, lave em água fria e transfira para uma caçarola grande de fundo reforçado (ou para quatro tigelinhas refratárias individuais). Acrescente outra porção de azeite e misture bem. Adicione o salame e os tomates assados. Misture novamente, tempere com um pouco de sal, bastante pimenta-do-reino e reserve.
Derreta a manteiga numa panela média em fogo médio. Adicione a farinha e misture com um batedor de arame até ficar homogênea, então cozinhe por 2 minutos, mexendo sempre com uma colher de pau. Baixe um pouco o fogo e, aos poucos, acrescente o leite, mexendo sempre, até que o molho engrosse e fique homogêneo e cremoso. Retire a panela do fogo. Acrescente o parmesão, o pecorino, a noz-moscada, a pimenta calabresa, o creme de leite e o azeite trufado, se estiver usando, e tempere com um pouco mais de pimenta-do-reino. Misture bem, regue sobre o macarrão, junte com o vinho branco e misture bem. Acrescente as folhas de manjericão e polvilhe com uma generosa porção extra de parmesão e pecorino.
Leve para assar por 30 a 40 minutos até começar a borbulhar, dourar e ficar crocante (se quiser, coloque os pratos sob a salamandra quente por 1 ou 2 minutos e a cobertura ficará ainda mais crocante).
Sirva bem quente com mais parmesão ralado, acompanhado de pãezinhos e salada verde.
 Rendimento: 6 porções

Fonte:   meus 5 minutos