NHOQUE DE BATATAS AO MOLHO DE FILET MIGNON

INGREDIENTES:

Nhoque:
- 3 litros de água
- 6 batatas médias (cerca de 750 gramas)
- 1 xícara e meia de farinha de trigo
- farinha de trigo para polvilhar a superfície de trabalho
- sal a gosto

Molho de Filet Mignon:
- 600 gramas de filet mignon
- 1 sache de molho de tomate
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 cebola média
- 3 dentes de alho
- 1 caldo Knorr de carne
- 5 ramos de salsinha
- sal e pimenta a gosto
- 2 colheres de sopa de óleo.

MODO DE PREPARO:

Vamos começar trabalhando no molho, enquanto as batatas cozinham, o que deve demorar cerca de 25 minutos. Para isto, coloque as batatas, já bem lavadas, para cozinhar, com casca em tudo, nos 3 litros de água, até que fiquem amolecidas o suficiente para fazer um purê. Caso se pergunte porque a casca, é para dar uma firmeza extra no Nhoque. 

Geralmente fica bem molinho e esbranquiçado se não for feito da maneira correta. Cortando o filet mignon em tirasEnquanto as batatas cozinham, corte o filet mignon em tiras não muito finas, nem muito grossas, removendo o excesso de gordura. Costumo dizer que o filet mignon é uma carne bem fácil de trabalhar, e não é por menos. Ele é macio e seu corte geralmente facilita qualquer tipo de preparo. Polvilhe as tiras de filet mignon com um pouco de sal e pimenta. 

Para o molho, pique a cebola em pedacinhos bem pequenos , esprema os alhos e pique a salsinha grosseiramente. Preparando o molho de filet mignon Pegue uma panela média, deixe esquentar alguns segundos com 2 colheres de sopa de óleo e coloque o alho e a cebola para dourar, mexendo de instantes em instantes para evitar que grudem e queimei. 

Em seguida, adicione o filet mignon e deixe pegando uma cor. Quando já não estiverem mais crus, adicione o molho de tomate junto com 1/3 de copo de água, baixando o fogo para temperatura baixa. Em seguida, aplique as 2 colheres de sopa de farinha, misturando lentamente. Misture os outros ingredientes, nesta ordem: o caldo Knorr de carne, a salsinha, algumas pitadas de sal, e 1 colher de sopa rasa de açúcar, opcionalmente caso deseje cortar a acidez. 

O molho está pronto! Trabalhando a massa na superfície afarinhada Vamos ao Nhoque. As batatas a esta altura já deverão estar amolecidas. Esprema-as, formando um purê, e em uma superfície afarinhada, coloque esse purê, adicionando aos poucos a farinha de trigo e o sal. Vá misturando a massa com as mãos até não grudar mais nos dedos. Isso pode levar mais ou menos farinha do que descrita na receita. Uma vez com a massa pronta, vá pegando pedaços e fazendo tiras médias, não muito grossas, sempre rolando sob a superfície afarinhada. 

Se o nhoque começar a grudar na superfície, aplique mais farinha na superfície. Em cada tira, vá cortando pequenos pedaços de tamanho relativamente igual, e rolando com um garfo por cima, achatando um pouco cada pedaço de massa e formando os sulcos. Cozinhando o nhoque Agora basta cozinhar. Em uma panela grande, aqueça 2 litros de água, aplicando 2 filetes de azeite. 

Quando estiver fervendo, coloque a massa e deixe cozinhando durante cerca de 4 minutos, ou até começar a subir para superfície. Escorra o nhoque e prepare-se para montar o prato. Para montar o prato, muito simples! Coloque, se desejar, uma folha de alface roxa por baixo, o nhoque por cima, e acima de tudo o molho delicadamente, com uma folhinha de salsinha para completar. Esta é uma receita ótima para comer em família!

Fonte: Receitas Supreme