BOLO GELADO DE LARANJA

INGREDIENTES
PARA A MASSA:
6 ovos (claras em neve)
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de suco de laranja natural fervido ou industrializado
raspas de ½ laranja
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

PARA O CREME DE LARANJA:

½ litro de suco de laranja natural fervido ou industrializado
2 latas de leite condensado
4 gemas

PARA O CARAMELO:
2 xícaras (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de xerém
suco de laranja para umedecer a gosto
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina sem sal para untar a pedra

MODO DE PREPARO
Para o creme, em uma panela leve todos os ingredientes para cozinhar, mexendo sempre em fogo moderado até atingir ponto de brigadeiro cremoso por aproximadamente 40 minutos.

Para a massa, bata as gemas com o açúcar até virar um creme levemente esbranquiçado. Acrescente as raspas. Adicione o suco de laranja aos poucos e depois vá misturando a farinha de trigo previamente misturada com o fermento em pó. Após a massa ficar homogênea, acrescente as claras em neve delicadamente. Coloque a massa em uma assadeira (nº 2) forrada com papel manteiga, preferencialmente com fundo removível (para facilitar) e leve para assar em forno pré aquecido a 180°C por aproximadamente 45 minutos ou até estar totalmente cozido.

Para a montagem, corte o bolo ao meio. Umedeça as duas camadas com suco de laranja natural fervido ou industrializado, recheie o bolo, tampe com a outra camada de massa e leve para a geladeira para firmar. Após firmar, cubra com a outra metade do creme e reserve na geladeira por aproximadamente 3 horas.

Para o caramelo, derreta o açúcar até ponto de caramelo. Espalhe sobre uma pedra untada com margarina ou manteiga e polvilhe imediatamente o xerém por cima do caramelo para aderir. Quebre o caramelo com uma colher, retire o bolo da geladeira e decore com os pedacinhos de caramelo e raspas de laranja.
Fonte dia a dia band     Daniel Bork

Nenhum comentário: