BOLO BRIGADEIRO DOS DEUSES

 Receita leva brigadeiro, com brigadeiro e mais brigadeiro
por Paulo Nobuo


Exclusividade brasileira, o brigadeiro raramente encontra resistência à mesa e é capaz de agradar crianças e adultos. Prático e fácil de fazer, ele ainda garante inúmeras versões e pode se transformar em um verdadeiro bolo dos deuses. Confira os ingredientes, o modo de preparo e o passo a passo em vídeo da sobremesa indicada por Danielle Noce em seu canal no YouTube que vai surpreender seus convidados:

INGREDIENTES:
MASSA:
8 ovos
300 ml de leite
255 ml de óleo de canola
2 xícaras e mais 1/4 de açúcar mascavo
2 colheres de chá de pasta de baunilha
2 e 3/4 de xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de cacau em pós
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de fermento em pós
1 pitada de sal

RECHEIO:
2 latas de leite condensado
280 gramas de chocolate 50% cacau
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 lata de creme de leite sem soro
Cobertura:
2 latas de leite condensado
300 gramas de chocolate 50% cacau
2 colheres de sopa de manteiga sem sal

REPRODUÇÃO / YOUTUBE
Aprenda como preparar a sobremesa repleta de brigadeiro

MODO DE PREPARO:
Unte 2 formas de 21cm com manteiga, corte dois pedaços de papel manteiga do tamanho do fundo e coloque no fundo de cada forma. Unte o papel manteiga com manteiga e enfarinhe as formas. Misture os ovos, o leite, o óleo e a baunilha. Em seguida adicione o açúcar mascavo. Peneire todos os ingredientes secos, junte à mistura dos líquidos e mexa bem. Divida a massa nas duas formas. Leve para assar por aproximadamente 50 minutos (ou até que o palitinho saia limpo) em forno pré-aquecido a 180°C. Tire do forno e deixe esfriar.
Para fazer o recheio, em uma panela, junte o leite condensado, o chocolate e a manteiga. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até que dê o ponto do brigadeiro (quando a mistura desgruda do fundo da panela). Desligue o fogo e acrescente o creme de leite sem o soro. Misture bem. Transfira o brigadeiro para um prato e cubra com plástico filme em contato (para não criar película) e deixe esfriar em temperatura ambiente.
Para a cobertura, repita o processo anterior, mas sem acrescentar o creme de leite. Quando o brigadeiro estiver pronto, cubra com plástico filme em contato e reserve em temperatura ambiente.
Corte os dois bolos para igualar e deixar reto. Você vai ter 4 camadas de bolo, agora basta rechear. Arrume folhas de acetato ao redor da sua forma para que o bolo fique mais fácil para desenformar. Posicione a primeira camada de bolo e molhe com a calda de chocolate. Divida o recheio em três partes iguais. Adicione uma parte em cima da camada do bolo e alise bem.
Posicione a segunda camada do bolo, apertando bem para que o recheio seja distribuído por igual, e repita todo esse processo até a última camada de bolo. Leve o bolo ao congelador por 30 minutos antes de aplicar a cobertura. Cubra o bolo com a cobertura de brigadeiro, alisando bem para deixar tudo homogêneo. Comece a decoração pelos confeitos escuros na base do bolo. Na parte de cima, misture os confeitos coloridos com o escuro e aplique por todo o bolo. Em cima, adicione só os confeitos coloridos. Finalize com brigadeiros no topo.
Fonte: bolsa de mulher


Nenhum comentário: