BOLO MOUSSE DE LIMÃO SICILIANO COM MORANGOS

Em plena safra de morangos, esse bolo é obrigatório na minha casa... um bolo extremamente macio – quase impossível de fatiar – com um toque delicioso e azedinho de limão.
INGREDIENTES:
PÃO DE LÓ:
6 ovos (temperatura ambiente)
210 g de açúcar refinado
270 g de farinha de farinha para bolos (*)
190 ml de água fervente
2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano espremido na hora
1 colher (sopa) de raspas da casca do limão
½ colher (chá) de cremor tártaro
1 pitada de sal
1 colher (chá) de óleo de milho
1 colher (chá) de essência de baunilha
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
3 colheres (chá) de fermento em pó
Manteiga para untar
Farinha de trigo para polvilhar a assadeira
  
MOUSSE DE CHOCOLATE BRANCO E LIMÃO SICILIANO:
100g de chocolate branco picado
¾ xícara (180ml) de creme de leite fresco
1 clara
1 colher (sopa) de açúcar
raspas da casca de ½ limão siciliano
1 colher (sopa) de suco de limão siciliano
1-1 ¼ xícaras de morangos fatiados

COBERTURA (BUTTERCREAM):
3 claras
¾ xícara (150g) de açúcar
¼ xícara (60ml) de suco de limão siciliano espremido na hora
250g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

PARA DECORAR:
casquinhas de limão siciliano cristalizadas e/ou morangos frescos
  
MODO DE PREPARO:
Comece com o bolo:
 pré-aqueça o forno a 200ºC. Forre o fundo de uma fôrma redonda de 30 cm com papel manteiga, mas não unte a forma.
Numa tigela média, misture as gemas, o óleo, o suco e as raspas de limão e a água.
Na tigela grande da batedeira, bata as claras com o cremor tártaro em velocidade média até espumarem. Aos poucos, junte ½ xícara (100g) do açúcar peneirado e continue batendo até formar picos moles.
Peneire a farinha, o açúcar restante, o bicarbonato e o sal numa tigela bem grande. Misture. Faça um buraco no centro e nele despeje a mistura de gemas. Mexa, formando uma pasta. Junte ¼ das claras batidas e misture de baixo para cima, levemente, para dar leveza à massa. Adicione as claras restantes e misture delicadamente. Despeje a massa na assadeira preparada.
Asse por 30 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo. Transfira a assadeira para uma gradinha e deixe o bolo esfriar completamente. Para desenformar, passe uma faquinha sem corte na lateral da forma e inverta-a para soltar o bolo – nem precisei fazer isso, pois o bolo soltou da lateral da forma assim que começou a esfriar. Retire o papel manteiga com cuidado.

Faça o recheio:
 Derreta o chocolate com ¼ xícara de creme de leite em banho-maria. Misture até obter um creme brilhante. Retire do fogo, junte o suco de limão e misture bem. Reserve até que esteja em temperatura ambiente.
Bata o creme de leite restante com as raspinhas de limão até chegar ao ponto de chantilly. Numa outra tigelinha bem seca e limpa, bata a clara com o açúcar até obter um merengue brilhante e firme.
Misture o merengue ao creme de chocolate branco e misture delicadamente. Junte o chantilly e mexa rapidamente – não misture demais para não arruinar a textura da mousse. Mantenha na geladeira até a hora de usar.

Agora, a cobertura:
coloque as claras na tigela grande da batedeira e acople o batedor de arame.
Numa panela pequena – não use panela de alumínio, cobre ou ferro - misture o suco de limão e o açúcar e leve ao fogo alto, mexendo até dissolver o açúcar. Deixe ferver, sem misturar, até que a calda atinja 115ºC.
Ligue a batedeira na velocidade média-baixa e, aos poucos, despeje a calda quente em fio sobre as claras, batendo sempre – cuidado para não deixar cair calda nos batedores (pode espirrar em você). Bata em velocidade média até que o merengue chegue à temperatura do corpo.
Passe a batedeira para a velocidade média-baixa e vá juntando a manteiga, várias colheradas por vez. Bata até formar uma cobertura amanteigada.

MONTAGEM DO BOLO:
Divida o bolo em três camadas. Coloque uma das camadas num prato ou suporte. Espalhe metade do recheio sobre ele e cubra com metade das fatias de morango. Coloque a segunda camada do bolo e repita o procedimento com o recheio e morangos restantes. Finalize com a última camada bolo. Cubra o topo e as laterais do bolo com a cobertura e alise com uma espátula. Decore com as cascas de limão siciliano cristalizadas e/ou morangos frescos.
(*) 220g de farinha de trigo comum + 50g de amido de milho, peneirados juntos.

Fonte: Repaginado da receita de Patrícia Scarpin

Nenhum comentário: