BOLO BRASILEIRINHO


INGREDIENTES:

Massa
. 8 ovos
. 12 colheres (sopa) de açúcar
. 14 colheres (sopa) de farinha de trigo
. 1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio
. 2 gemas
. 150 g de açúcar
. ¼ xícara (chá) de água
. 250 g de manteiga sem sal
. ¼ xícara (chá) de café bem forte
. 2 colheres (sopa) de licor de café

Cobertura
. 200 g de chocolate ao leite
. 200 g de chocolate meio amargo
. 200 g de creme de leite (1 caixinha)
. 1 colher (chá) de manteiga

Calda
. 1 xícara (chá) de água filtrada ou fervida
. 2 colheres (sopa) de açúcar
. Gotas de baunilha.

Montagem
. 12 paçocas rolha
. 2 xícaras (chá) de achocolatado a base de malte

MODO DE PREPARO:

Massa
Na batedeira, em velocidade alta, bata os ovos e o açúcar até dobrar o volume e formar uma gemada clara e fofa. Peneire a farinha e o fermento. Diminua a velocidade da batedeira para o mínimo e acrescente a farinha com fermento lentamente; até incorporar à gemada (aproximadamente 1 minuto). Coloque em assadeira untada com manteiga sem sal (26 cm de diâmetro). Asse em forno pré-aquecido a 180°C, por aproximadamente 35 minutos ou até que esteja assado ao teste do palito. Reserve.

Recheio
Leve o açúcar com a água ao fogo médio numa panela. Enquanto isso, bata as gemas, em velocidade máxima, até dobrarem de volume. Quando o açúcar atingir o ponto de bola mole (deixe ferver por mais ou menos 3 minutos), misture-o lentamente às gemas, sem nunca parar de bater. Bata a mistura até esfriar, acrescente a manteiga em cubinhos em temperatura ambiente. Bata até formar um creme uniforme, aproximadamente 3 minutos. Adicione o café e o licor, bata por mais dois minutos e reserve (na geladeira).

Calda
Misture tudo e reserve.

Montagem:
Corte o bolo em 3 pedaços. Num prato próprio para bolo, coloque um disco de bolo, umedeça com a calda e espalhe metade do creme de café e paçoca quebrada. Repita a operação. Cubra o bolo com o creme de chocolate e decore com paçoca quebrada misturada com o achocolatado a base de malte. Sirva gelado.
Dica: Para variar, use pão de ló de chocolate.
Juliana abbud - Chef de cozinha

Fonte: Mulheres - Cátia Fonseca


Nenhum comentário: