FILÉ AO MOLHO DE SHOYU COM COGUMELOS E MASSA

Quando vai chegando o final de semana, principalmente o domingo, já começamos a ficar tensos sobre onde iremos comer. Ainda mais porque chega final de semana e dá vontade de comer coisas gostosas. Conseguimos resolver este problema facilmente.
Quando comi este filé a primeira vez na casa da minha cunhada fiquei admirada com o gosto do filé e do macarrão. Então todos os convidados ficaram se olhando entre si e tentando decifrar o que era o molho. Lógico que fomos perguntar e não poderíamos ter uma surpresa melhor: o molho era a coisa mais ridícula de se fazer. Gente, como praticidade é tudo neste mundo!
Sabe que este prato agora virou prato do dia da preguiça. Se não quiser colocar os cogumelos nem precisa. O gosto fica excelente de todo jeito. O sabor é surpreendente. E não poderia ser mais fácil.

INGREDIENTES:
1,2 kg de filé mignon inteiro e limpo
1 pacote de bacon em fatias
1 pacote de espaguete (ou outra massa de sua preferência)
500ml de molho shoyu light (1 garrafa média)
1 l de creme de leite fresco (se não achar usar o creme de leite convencional)
1 colher (sopa) rasa de farinha de trigo (se for usar creme de leite normal não precisa)
1 bandeja de shimeji ou shitake (opcional)
½ cebola picadinha
2 colheres (sopa) de manteiga
cheiro verde picadinho (opcional)

MODO DE PREPARO:
Coloque o filé numa assadeira. Enrole as fatias de bacon em torno do filé. Não precisa enfiar palitos para segurar porque quando o bacon assar ele vai grudar no filé. Não precisa ficar certinho. Apenas assegure de que toda a extensão do filé ficou com bacon.
Jogue todo o vidro de shoyu em cima do filé. Cubra com um papel alumínio, feche bem as bordas e coloque para assar no forno pré-aquecido à 220ºC por aproximadamente 30 min, ou como preferir o ponto da carne.
Enquanto isso, numa panela, coloque a manteiga para esquentar. Adicione a cebola para refogar até ficar dourada. Junte os cogumelos e deixe cozinhando até secar a água que se formará. Desligue e reserve.
Retire o filé do forno e reserve o caldo dele. Volte para o forno agora sem papel alumínio para secar o bacon, por aproximadamente 15 min.
Enquanto isso,  coloque a farinha de trigo numa panela e mexa para tostar até ficar bege. Junte o molho da assadeira na panela dos cogumelos e adicione o creme de leite já misturado com a farinha de trigo. Vá mexendo até ferver e engrossar o molho. Se ficar muito salgado coloque mais creme de leite.
Coloque a massa para cozinhar em água fervente até ficar ao dente. Observar tempo de cozimento na embalagem.
Fatie o filé em pedaços e jogue metade do molho por cima. A outra metade coloque na massa e sirva para acompanhar. Se quiser salpique o cheiro verde picadinho por cima.
Autora: Jacqueline
Rendimento: 5 porções

Fonte: re- comendo