PAELLA CAMPEIRA (MINHA VERSÃO)


Pelas minhas pesquisas (corrijam se estiver falando besteira), a paella surgiu na Espanha. Alguns dizem que o nome é porque os homens saíam para caçar e quando voltavam para casa preparavam um prato com as mais variadas carnes para suas mulheres – (paella – para ela). Acho essa explicação romântica, pode até ser verdadeira, mas a que me convence mais, é a de que os homens saíam pra caça, e levavam alguns ingredientes básicos para cozinhar: arroz, alguns legumes, uma panela grande e rasa feita de ferro ou aço, e ali misturavam as carnes de caça aos demais ingredientes.
A paella mais famosa, com frutos do mar, surgiu depois, e aqui no Brasil é a mais conhecida. No sul, onde a preferência ainda são as carnes e os frutos do mar não estão tão presentes na culinária típica regional, encontramos facilmente paella campeira em restaurantes.

INGREDIENTES:

- 1/2 colher de sopa de óleo;
- 1 colher de chá de sal;
- 1/2 xícara de arroz;
- 1 xícara de água;
- 1 colher de sopa de azeite de oliva;
- 1/2 de xícara de pimentão vermelho; (uma rodela de aproximadamente 2cm);
- 1/2 de xícara de pimentão amarelo; (uma rodela de aproximadamente 2cm);
- 50g de coração de galinha;
- 50g de filé suíno cortado em cubinhos;
- 100g de picanha bovina cortada em cubinhos;
- 150g de linguiça calabresa fresca em fatias;
- 100g de frango sem pele e osso cortado em cubos; (pode ser peito ou sobre-coxa)
- 1/2 xícara de cerveja;
- sal a gosto;
- pimenta do reino moída na hora;
- salsinha picada a gosto;
- azeitonas pretas a gosto;

MODO DE PREPARO:

Comece preparando o arroz, colocando  1/2 colher de óleo e 1 colher de chá de sal, juntamente com 1/2 xícara de arroz e 1 xícara de água, numa tigela que possa ir ao micro-ondas. Programe o micro-ondas em potência alta, em 10 minutos. Ligue o micro e deixe o arroz cozinhando durante o tempo preparado.
Você vai perceber que nesse tempo, o arroz não cozinha por completo, é assim mesmo, ele deve terminar o cozimento juntamente com a carne. Reserve então o arroz, que será usado mais tarde.
A segunda parte do preparo é feita numa paellera, mas caso você não tenha, faça como eu, e use uma frigideira  bem grande, ela quebrou um galho enorme.
Coloque 1 colher de azeite de oliva, e em seguida a metade dos pimentões (1/4 de xícara de cada um) mexendo rapidamente.
Acrescente as carnes na ordem listada acima – coração de galinha, filé suíno, picanha bovina, linguiça, e por último o frango. Adicione um tipo de carne de cada vez, e deixe fritar um pouco antes de acrescentar a carne seguinte. Essa ordem, é porque as carnes tem tempo de cozimento diferente e todas precisam estar no ponto certo para ficar gostoso. Eu acrescentei as carnes com diferença de aproximadamente um minuto entre elas.
Depois das carnes, adicione a cerveja, mexa e deixe evaporar o álcool. É rapidinho, mais um minuto ou dois.
Agora é a hora de adicionar o arroz, misturar tudo e terminar o cozimento. Aproveite para experimentar e corrigir o sal, bem como adicionar um pouquinho de pimenta do reino.
Quando o arroz estiver quase no ponto, adicione o restante dos pimentões, a salsinha picada e as azeitonas pretas. Não precisa misturar. Sirva em seguida.
Rendimento: 2 a 3 porções.

Fonte: Pilotandoumfogão