TORTA DE CARAMELO, BANANA E CHOCOLATE

INGREDIENTES

3 bananas nanicas

PARA A MASSA DOCE:
130 gramas de manteiga em temperatura ambiente
100 gramas de açúcar refinado
1 pitada de sal
1 ovo
250 gramas de farinha de trigo

PARA O CARAMELO:
150 gramas de creme de leite
¼ fava de baunilha
240 gramas de açúcar refinado
60 ml de água
¼ colher (chá) de sal
35 gramas de glicose
¾ colher (chá) de suco de limão
55 gramas de manteiga

PARA A GANACHE DE CHOCOLATE:
35 gramas de açúcar de confeiteiro
60 gramas de chocolate 33% cacau - ao leite
85 gramas de chocolate 70% cacau
95 gramas de creme de leite
15 gramas de manteiga

MODO DE PREPARO
Para a Massa; na batedeira, misture a manteiga, o açúcar e o sal até obter uma mistura homogênea. Adicione o ovo e misture até incorporar. Acrescente a farinha e misture até incorporar. Faça um disco com a massa, cubra com filme plástico e refrigere por pelo menos 1 hora antes de utilizar.

Para o Caramelo; aqueça o creme de leite com as sementes da fava de baunilha e deixe infusionar. Em uma panela coloque a água, o sal, o açúcar e a glicose e deixe por aproximadamente 8 minutos, até que atinja uma coloração âmbar. Adicione o creme à calda de açúcar, lentamente, misturando com o batedor de arame. Adicione o limão e depois a manteiga. Deixe esfriar antes de utilizar.

Para a Ganache; junte os chocolates e o açúcar em uma tigela e reserve. Aqueça o creme de leite e despeje sobre o chocolate. Misture até que o chocolate derreta. Acrescente a manteiga e misture até obter uma mistura homogênea.

Para a Montagem; abra a massa e asse em forno médio pré-aquecido (180°C) por cerca de 20 minutos até que esteja dourada. Após esfriar, despeje o caramelo sobre a massa, deixe refrigerar por aproximadamente 30 minutos. Enquanto isso, fatie as 3 bananas nanicas. Disponha as bananas sobre o caramelo. Acrescente a ganache sobre as bananas. Leve para refrigerar na geladeira por cerca de 30 minutos antes de servir.

Fonte; http://entretenimento.band.uol.com.br/diadia

Nenhum comentário: