PERNIL DE JAVAPORCO ASSADO

Foi na feira de Ubatuba, em uma plaquinha escrita à mão, que eu soube da existência de um bicho chamado javaporco. Esse cruzamento entre porco e javali, resultou em uma carne com sabor mais marcante e menos gordurosa que a do porco, e mais tenra e barata que a do javali.
Como de praxe, a curiosidade falou alto e comprei um pernil. Assei lentamente sobre uma cama moldada com os legumes que tinha em casa e amei o resultado. Amei não, amamos, porque jantei e almocei o pernil com um casal de amigos, primeiro desfiado dentro de um pão de sal e, depois, acompanhando um prato de arroz com feijão. Deu fome agora.
Fiquei tão feliz de encontrar um animal criado aqui pertinho, em Natividade da Serra, e comprá-lo direto do criador, que servi, com o mesmo preparo, no workshop que dei no Terra Cerâmica Ateliê. Para acompanhar, um delicado risoto de mel (receita aqui).
Quem não achar javaporco para comprar, pode substituir por pernil de porco, sem medo de ser feliz.
Rendimento: 4 a 6 pessoas

INGREDIENTES
1,5kg de pernil de porco ou javaporco com pele
2 cenouras cortadas ao meio na longitudinal
1 chuchu pequeno cortado em 4 no comprimento
1 abobrinha pequena também cortada em 4 no comprimento
8 dentes de alho inteiros e sem casca
Caldo de 1/2 limão galego
Pimenta jamaica e pimenta-do-reino moídas
Sal

MODO DE FAZER
Preaqueça o forno a 160°C.
Em uma assadeira, intercale os vegetais em tiras e os dentes de alho.
Regue a parte de baixo do pernil, a sem pele, com o suco do limão, esfregue o sal e as pimentas.

Coloque essa parte em contato com os vegetais e envolva a assadeira com papel alumínio, vedando bem.
Leve ao forno preaquecido até a carne ficar macia. (Em uma peça de 2,5kg foram necessárias 5 horas.) Retire a assadeira do forno e o papel alumínio e aumente a temperatura do forno para 230°C. Prove o molho que se formou e, se necessário, acerte o sal. Mas lembre-se que esse molho ainda irá reduzir e ficar mais concentrado. Regue a carne do pernil com esse molho, evitando a pele que deverá ser mantida seca. Volte a assadeira para o forno, sem o papel alumínio. A intenção agora é deixar a pele crocante e reduzir o molho. Para a peça de 2,5kg precisei de 30 minutos. Cheque. Dando uma batidinha na pele, que deverá estar dura/crocante. Se o seu forno tiver a opção grill, acione-a depois desse ponto para formar uma pururuca. Quando estiver bem dourado, retire o pernil do forno e aguarde uns minutos antes de fatiá-lo. Se quiser reduzir mais o molho, leve-o ao fogo até obter o ponto desejado. Regue a carne com ele na hora de servir.

Fonte: http://digamaria.com/