PERNIL DE CORDEIRO

INGREDIENTES:
1 pernil de cordeiro com cerca de 1,5 kg (ou um pouco mais)
200g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
3 colheres (sopa) de salsinha picada
3 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
1 cebola picada
4 dentes de alho bem picadinho
2 colheres (chá) de estragão fresco
1 ½ colher (sopa) de sal
1 colher (café) de pimenta-do-reino
1 xícara (chá) de vinho branco seco
Papel alumínio

MODO DE PREPARO:
1. Limpe bem o pernil de cordeiro, cortando e descartando o excesso de gordura.
2. Coloque a manteiga em uma pequena bacia e junte os demais ingredientes: salsinha, cebolinha, cebola picada, alho, estragão, sal e pimenta-do-reino. Misture tudo muito bem com um garfo ou com as mãos.
3. Coloque o pernil sobre uma folha bem grande de papel-alumínio (sempre com o lado brilhante para dentro) e unte generosamente todos os lados do pernil com a manteiga aromatizada. Coloque outra folha grande por cima e embrulhe muito bem. Por via das dúvidas, coloque mais uma folha grande de papel-alumínio para que fique bem fechado. Verifique, com cuidado, se não existem furos no embrulho.
4. Deixe descansar durante 2 horas em um lugar fresco. Pré-aqueça o forno por 20 minutos a 230°C.
5. Disponha o pernil em uma assadeira e leve ao forno alto (230°C) por 10 minutos. Reduza a temperatura do forno para média (200°C) e asse por mais 45 minutos ou cerca de 15 minutos para cada 500 g para obter um cordeiro mal passado. Se quiser bem passado, aumente para 20 minutos de forno para cada 500 g de carne.
6. Aumente o forno para a temperatura máxima. Retire o papel alumínio com cuidado, para que todo suco escorra na assadeira.
7. Coe o molho da assadeira e leve para panela. Coloque sobre a carne o que restar na peneira.
8. Coloque o vinho branco na panela com o molho e misture bem. Se necessário, coe novamente.
9. Leve ao fogo bem forte para reduzir um pouco, por cerca de 5 minutos. Se não engrossar o suficiente, faça uma mistura de 1 colher (sopa) de manteiga sem sal + 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e vá juntando aos poucos no molho com o auxílio de um batedor de arames (fouet), até atingir a consistência desejada. Leve o pernil ao forno e deixe até dourar a superfície. Retire o pernil do forno e transfira o pernil para uma travessa.
10. Deixe descansar por 5 minutos. Esse descanso é necessário em todos os assados, pois o suco da carne tem a tendência de “fugir do calor” e se concentrar no centro do assado. Com esse período de descanso o suco é re-distribuído por toda a carne novamente. Só então, fatie.
11. Sirva a carne com o molho a parte em uma molheira.
Rendimento: 6 porções
Tempo de Preparo: 2 horas
Dificuldade: Média
Fonte: Dedo de moça


Nenhum comentário: