GALINHADA CHIC

                                      Alla ricetta...

INGREDIENTES:

. 1 galinha sertaneja (caipira é muito feio),
. 400g de cogumelos de Paris escovados
. 1 xícara de arroz da sua casa
. 2 laranjas (da espécie Cravo) – só o suco
. Trigo qb
. Salsinha picada qb
. Parmigiano Reggiano (dos italianos mesmo) picado e fitas qb
. Azeite de oliva qb
. 1 colher (chá) de páprica doce
. 1 dente de alho amassado
. Pimenta vermelha seca e moída qb
. Sal qb
. Panela de pressão.

MODO DE PREPARO:

Tempero as partes da galinha com sal, alho, suco das laranjas, páprica e pimenta. Massageie bem as partes e deixo marinar por aproximadas 4 horas.
Leve uma panela de pressão ao fogo com azeite e entro com os pedaços de carne até ficarem dourados. Reservo os líquidos.
Salpique farinha de trigo sobre eles e deixe pegar o fundo sem queimar. Entre com os líquidos reservados e complete com água quente até cobrir os ingredientes. Feche a  pressão e deixe cozinhar em fogo doce por 30 a 40 minutos depois de pegar pressão.
Abra, confira a textura da carne. Ajuste o sal e cozinhe mais se necessário.
Estando já bem cozida, entrecom o arroz, mexa bem e adicione o equivalente a duas partes de água aquecida em relação ao arroz.
Siga cozinhando em fogo doce. Momentos antes de o arroz secar cubra com os cogumelos. Seu cozimento leva apenas aproximado 5 minutos. Cubra  com salsinha picada, corte  o fogo e deixo descansar antes de servir.

MONTAGEM DOS PRATOS:

Uma porção num prato fundo pré aquecido, com os cogumelos cuidadosamente acomodados sobre os pedaços de galinha com arroz.
Sobre eles, lâminas generosas de Parmigioano Reggiano igual e cuidadosamente acomodadas entre os cogumelos. Não sei porque, mas adoro essa palavra: GENEROSA, lâminas generosas de parmesão!!!
Agora, é só esperar um pouquinho e assistir o calor se transferir para elas... começam a amolecer levemente!
Mais uma polvilhada de salsinha, um tracinho de azeite e está pronto para servir! Bom apetite!
Serve 4 porções.

O pulo do Chef: Cuidado com os aromas desprendidos desse preparo! São altamente perigosos e contagiantes!
Galinha sertaneja que se preze tem a coloração da carne bem avermelhada e de consistência firme, inclusive as partes que normalmente encontramos e chamamos de branca. Branca é a cor das carnes dos frangos criados em granja, abatidos com poucas semanas.
É possível preparar uma galinhada dessas com esse tipo de ave, mas se você for fazer isso, nem pense em colocar em cozimento sob pressão... pode resultar num patè de frango!
Caro visitante, por favor, compreenda a minha insistência na qualidade do parmesão. Ela interfere diretamente no resultado final do prato. Menos na apresentação e mais nos aromas e sabores. Invista num bom "parmigiano" e você não vai se arrepender! Divirta-se muito!

Fonte: cozinha ousada

Nenhum comentário: