"CHICA DOIDA" COM A CRIADORA DO PRATO

Criada há mais de 50 anos em Quirinópolis(GO), a tradicional receita da “Chica Doida” é um dos principais pratos da culinária goiana. A criadora da iguaria gastronômica, Petronilha Ferreira Cabral, conta que tudo surgiu a partir de um improviso. “Nós tínhamos feito pamonha e empada. As palhas acabaram. Meu marido foi me ensinar. Ele falou para temperar bem a massa e colocar para assar. Foi assim que surgiu a Chica Doida”, conta a aposentada.
Depois da criação da receita, o município realiza todos os anos o Festival Gastronômico da Chica Doida. Durante o evento, são apresentadas inovações que acrescentam camarão, leite de coco, entre outros ingredientes. Porém, a tradicional a base de milho verde, linguiça, jiló, queijo e pimenta é a mais pedida.

INGREDIENTES
2 kg de massa de milho
2 colheres de manteiga de leite
250 gramas de linguiça caipira cortada em cubos e frita
1 kg de muçarela ralada
100 gramas de jiló em cubos (cozidos)
250 gramas de guariroba em lâminas (cozidas)
200 gramas de requeijão cremoso
2 cebolas picadas em cubo
4 dentes de alho amaçados
2 pimentas malagueta
Grãos de três espigas de milho
Cheiro verde e tempero a gosto

MODO DE PREPARO
Em uma panela média  derreta a manteiga e acrescente a cebola e o alho. Depois, coloque água e em seguida acrescente a massa do milho e os grãos inteiros. Logo após isso, coloque sal, pimenta, linguiça, guariroba e o cheiro verde. Quando a massa estiver com uma espessura grossa, retire a panela do fogo e espalhe o queijo ralado. Coloque mais uma camada da massa temperada e posteriormente coloque requeijão cremoso, jiló e o restante da muçarela. Por último, leve todos os ingredientes para gratinar por aproximadamente 20 minutos. Depois é só servir.

Fonte: Do G1 GO