LOMBO COM BATATAS


INGREDIENTES

1 lombo de porco com peso aproximado de um quilo e meio
4 batatas grandes
4 cebolas médias cortadas em meia lua cada uma delas
1 colher (de sopa) de alho picado
1 cebola média cortada em cubos de tamanho médio também
1 colher (de sopa) de azeite de oliva

Deliciosa Receita
Segunda Parte dos Ingredientes da Receita Lombo Com Batatas: Sal Temperado
1 ½ xícara (de chá) de sal grosso
1 pimenta dedo de moça picada ou outro tipo de pimenta da sua preferência (se preferir, não use pimenta)
A casca de duas laranjas médias raladas
100 gramas de manteiga com sal

MODO DE PREPARO

Primeiro passo: você vai precisar do liquidificador. Nele coloque a colher de azeite, a cebola média cortada em cubos médios e o alho picado, tudo ao mesmo tempo, em seguida, bata por pelo menos 1 minuto ou até perceber que os ingredientes viraram uma pasta. Reserve.
Segundo passo: Pegue o lombo de porco, limpe-o e reserve. Em seguida, pegue uma assadeira e coloque no fundo metade dos pedaços das 4 cebolas cortadas em meia lua. Reserve.
Terceiro Passo: Coloque o lombo em uma vasilha plástica ou em cima de uma tábua de carne e passe sobre ele a pasta conseguida no liquidificador. Certifique-se de que toda a carne está coberta. Em seguida, coloque-a sobre os pedaços de cebola que estão na assadeira. Reserve.
Quarto Passo: Coloque as batatas sobre uma tábua de carne para cortá-las, use uma faca bem afiada para ir fazendo fatias finas, com aproximadamente 0,5 centímetros cada uma. Mas, atenção, você não deverá soltar as fatias, vá quase até o fim sem separar uma dá outra. Quando a faca estiver chegando no fim, pare e comece a cortar uma outra batata.
Quinto passo: Pegue as batatas e coloque entre cada uma delas as cebolas cortadas em meia lua, ficando intercaladas, batata e cebola. Depois as coloque na assadeira junto com o lombo, mas faça de modo que o corte das batatas fique para baixo.
Sexto passo: Tudo pronto na assadeira é hora de levar para o forno a carne com as batatas. Aqueça o seu forno a 200 graus, mas antes de colocar a forma dentro, cubra-a com papel alumínio. O tempo para que a carne fique pronta é de 1 hora, tempo este, que pode variar de acordo com o seu forno.
Sétimo passo: prepare o sal temperado. Enquanto o lombo com as batatas está no forno, pegue de novo o liquidificador. Nele, coloque: sal grosso, as cascas das laranjas raladas e mais a pimenta dedo de moça. Você deverá bater esses três ingredientes no liquidificador até obter um sal fino. Quando isso acontecer, misture em uma vasilha o sal temperado com a manteiga com sal. Reserve essa mistura na geladeira.
Oitavo passo: Passada uma hora que o lombo e as batatas estão no forno (ou o tempo necessário de acordo com o tipo de cozimento do seu forno), retire a assadeira e fatie o lombo. Atenção, a carne não deverá ser separada, faça como você fez com as batatas, um corte que não chega até o final.
Entre cada fatia de lombo, coloque uma pequena porção do sal temperado com a manteiga que ficou  reservado na geladeira. Coloque a mistura também entre as fatias de batatas.
Último passo: Depois é só colocar um pouco de sal nas batatas, a gosto, e levar de novo a assadeira ao forno, mas, deve vez, sem o papel alumínio. Nesse ponto o cozimento também deve ser de 1 hora em forno com 200 graus de temperatura ou variando, de acordo com o seu eletrodoméstico.
Dicas!
1- O sal temperado pode ser reutilizado outras vezes e em outras receitas, para conservá-lo basta colocá-lo em uma vasilha que tenha tampa e deixá-lo na geladeira.
2- Depois de pronto o lombo com batatas, retire-o da assadeira e coloque em um prato grande, arrume-o com as batatas em torno. Se preferir, termine de cortar as fatias e já leve-o a mesa cortado em pedaços.
3- O lombo com batatas é perfeito tanto para o almoço quanto para o jantar e pode ser servido tanto com arroz branco quanto com uma salada.
4- Sendo carne, para acompanhar essa delícia, nada melhor do que um bom vinho tinto.