CARNEIRO ASSADO COM LEGUMES


INGREDIENTES:
 3kg coxa de carneiro ou cordeiro
 ½ copo da mistura de manteiga e azeite de oliva extra virgem
3 cabeças de alho descascadas
 1 kg de batata pequena cozida
1 kg de cenourinha cozida
1 kg de vagem cozida
 1 cebola grande descascada
 3 ramos de salsinha picados
 ½ col. de sopa de pimenta Síria
 ½ col. de sopa de pimenta do reino preta
 ½ col. de sopa de pimenta do reino branca
 Um pau de canela
 Sal a gosto
MODO DE PREPARO:
1. Esfregue os dentes de alho cortados o sal e os temperos secos na coxa de carneiro, leve a mesma à geladeira e deixe descansar por 6 a 10 horas.
2. Pré-aqueça o forno para 200 graus.
3. Retire a coxa de carneiro da geladeira e doure por todos os lados no fogão usando o azeite e a manteiga e junte a cebola, o alho; e um pouco da batata, cenoura e vagem. De preferência usar refratário que pode ser levado diretamente ao forno.
4. Coloque a coxa no forno coloque um pouco de água e vinho vermelho*, se preferir, e o pau da canela. Cubra com papel alumínio e deixe cozinhando por aproximadamente 3 horas sem esquecer de regar de vez em quando.
5. Quando estiver pronto retire a coxa do molho e deixe descansando um pouco, enquanto isso retire o máximo possível da gordura do refratário com o molho e coloque o mesmo no fogão, acrescente um pouco de manteiga e deixe apurando um pouco, e acrescente o restante dos legumes, e corrija o sal.
6. Corte a coxa de carneiro e sirva regando com o molho e os legumes.
Bom apetite!
* no mundo árabe normalmente não se usa vinho na cozinha por conter álcool, substancia que não deve ser ingerida pelos muçulmanos. Uma alternativa é o uso de vinho sem álcool.