PUDIM SEM FUROS (Receita da Vovó)


INGREDIENTES
5 colheres (sopa) de açúcar
1/2 xícara(chá) de água
3 gemas
1 lata de leite condensado
1 lata (a mesma do leite condensado) de leite integral, mas com um dedo menos
MODO DE PREPARO
Calda
Comece pela calda. Coloque o açúcar numa panela ou frigideira (a vovó prefere esta opção) e leve ao fogo baixo. Misture com uma colher até o açúcar dissolver. Adicione a água aos poucos para que a calda não fique muito grossa. Mas aí, segundo a vovó, vai do gosto de cada um.
Despeje na fôrma do pudim e vire-a até que a calda esteja em quase toda a superfície. Ela deve ser feita primeiro porque precisa esfriar.
Pudim
Bata as gemas delicadamente com um garfo ou fuê (utensílio de metal usado para misturar ingredientes leves manualmente). Não precisa bater muito, só o suficiente para misturar. Lembre-se: quanto menos aerado, melhor.
Acrescente o leite condensado e misture novamente até que fique homogêneo.
Adicione o leite e misture.
Cheque se a calda esfriou. Despeje a massa do pudim na fôrma passando por um coador. É este momento que, segundo a vovó Dadá, faz toda a diferença. Em vez de colocar a massa diretamente na fôrma, despeje-a passando, antes, numa peneirinha de chá ou qualquer coador bem fino.
Cubra a fôrma com papel-alumínio e leve ao forno médio em banho-maria.
Deixa assar por cerca de 45 minutos. O tempo varia de acordo com cada forno. Para checar se está assado fure com uma faca de ponta fina ou palito de dente. Se sair sequinho, está pronto.
Tire do banho-maria com cuidado e espere esfriar.
Mexa um pouco a fôrma para que o pudim se solte e passe uma faquinha nas laterais. Se não soltar direito, coloque a fôrma sobre a chama do fogão, com o fogo baixo. Você verá que ele já se solta um pouco.
Coloque o prato em que vai servi-lo sobre a fôrma e vire-o de uma vez. Está pronto.