COZIDO - PE. JOSAFÁ


INGREDIENTES
CARNES
300 gramas de Músculo
300 gramas de Costela bovina com osso
300 gramas de Peito bovino
300 gramas de Carne seca
2 Lingüiças defumada
250 gramas de Bacon
LEGUMES
1 Cenoura média
2 Batatas grandes
2 pedaços de abóbora
3 Quiabos
3 pedaços de mandioca
3 Jilós
½ Chuchu
1 Banana da terra grande
Couve em lascas a vontade
½ Repolho pequeno
TEMPEROS
1 Tomate maduro
1 Cebola picada
3 dentes de alho
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de coloral
Cominho a gosto
1 Pimentão verde
100 gramas de gengibre
2 colheres (sopa) de cheiro verde (salsa e cebolinha – ou coentro)
Hortelã verde (e folhas)
½ copo de vinagre
5 Folhas de louro
PIRÃO
250 gramas de farinha de mandioca crua
1 colher (sopa) de manteiga
MODO DE PREPARO
1º passo: Corte as carnes em tamanhos médios, não pequenos demais e nem grande demais (como para um strogonoff). As carnes frescas depois de limpas e cortadas no tamanho desejado, devem ser salpicadas com o vinagre e colocadas à parte.
2º passo: Para fazer o tempero soque o alho com sal e depois transfira para um recipiente maior onde deverão ser acrescentados os demais ingredientes: a cebola picada, o tomate picado, o pimentão picado, o colorau, o cominho, o gengibre ralada (apenas a metade), o cheiro verde, o hortelã, a folha de louro. Misture bem todos os temperos, socando um pouco. Pegue a carne fresca, que está reservada e misture ao tempero. Esse processo deve ser feito na véspera e a carne depois de temperada deve ficar na geladeira, num recipiente fechado, de um dia para o outro a fim de maturar o tempero.
3º passo: Pique a carne seca e tire o sal (ferventando com água) e deixe à parte. Pique a lingüiça e o bacon e também reserve. Numa panela de pressão aqueça o azeite e depois acrescente as carnes que foram temperadas na véspera a fim de serem refogadas, depois acrescente também a carne seca, a lingüiça e o bacon. As carnes devem ser refogadas no mínimo por 10 minutos em fogo médio. Depois acrescente água quente até cobrir as carnes, tampe a panela e deixe no fogo por volta de 20 minutos. A carne deve ficar firme (sem desmanchar) e com caldo suficiente para fazer o pirão e para cozinhar os legumes.
4º passo: Separe um pouco do caldo da carne numa outra panela, coloque um pouco de água e cozinhe todos os legumes que foram picados (em tamanho médio). É preciso ter atenção para não cozinhar os legumes demais, deixando-os firmes. Também, se for necessário, alguns legumes devem ser cozidos em separados por conta do tempo diferenciado de cozimento – mas sempre com o caldo da carne.
5º passo: Para fazer o pirão, utilize o caldo da carne, acrescente gengibre ralado (a metade que ficou), uma colher de manteiga e cheiro verde picado. Aos poucos acrescente a farinha de mandioca até dar o ponto. É importante mexer para evitar caroços de farinha e também dissolver a farinha na água fria e ir acrescentando aos poucos no caldo que deve estar quente e no fogo.
Sirva em porções separadas: a carne (com pouco caldo), os legumes e o pirão. Acompanha arroz branco e se quiser um molho de pimenta feita com dedo de moça.
Receita feita pelo padre Josafá de Moraes