Bolo de Fubá com Queijo

Receita enviada por Mara Milca Silva Nicolau
Bolo com boa apresentação, de superfície dourada e coloração amarelada. A textura é macia e o sabor é agradável, sendo bem pronunciado o queijo e o fubá


INGREDIENTES:
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva espanhol. 100 g; 3 ovos . 150 g; 1 xícara (chá) de leite 240 ml; 2 xícaras (chá) de queijo-de-minas curado ralado. 220 g; 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar . 270 g; 4 colheres (sopa) de manteiga . 48 g; 3 colheres (sopa) de farinha de trigo . 30 g; 1 xícara (chá) de fubá . 130 g; 1 colher (sopa) de fermento em pó . 10 g.

MODO DE PREPARO:
Preaqueça o forno em temperatura média(180ºC). Coloque no copo do liquidificador o azeite de oliva, os ovos, o leite e bata por 4 minutos.

Incorpore o açúcar, o queijo e 3 colheres (sopa) de manteiga. Bata por mais 4 minutos ou até obter um creme homogêneo. Transfira para uma tigela e reserve.
Peneire em uma tigela a farinha de trigo, o fubá e o fermento. Aos poucos, incorpore-os ao creme batido sem parar de mexer até obter uma massa homogênea.

Com o restante da manteiga, unte uma assadeira com furo no meio (capacidade para 2 litros) e polvilhe fubá. Despeje a massa e leve ao forno por 45 minutos ou até que, enfiando um palito este saia limpo. Retire do forno, desenforme ainda morno e sirva.

Rendimento: 20 fatias de 55g
.