SARDINHA FRITA SEQUINHA

                                
INGREDIENTES:

1 Quilograma de Sardinha fresca e limpa
 3 Unidades de Limão (suco)
 4 Dentes de Alho
 1 Xícara de Farinha de trigo
 3 Unidades de Ovo
 ½ Xícara de Leite
 1 Xícara de Farinha de rosca ou fubá
 sal
 óleo para fritar

MODO DE PREPARO:

O primeiro passo desta receita de sardinha frita crocante é separar as cabeças das sardinhas do corpo, e abrir a sardinha em borboleta, como na imagem, e retirar a espinha central. Tempere as sardinhas com o suco dos limões e os alhos amassados.
Em seguida prepare os ingredientes para empanar: coloque a farinha de trigo numa tigela e misture nela sal e pimenta do reino, noutra tigela bata ligeiramente os ovos com o leite e, numa terceira tigela, coloque a farinha de rosca ou rubá também com sal e pimenta.
Dica: As sardinhas ficarão mais crocantes se as empanar com fubá.
Mergulhe as sardinha na tigela da farinha, envolva bem e sacuda o excesso. Passe pela tigela de ovo e, depois, envolva com a farinha de rosca ou fubá. Reserve as sardinhas empanadas na geladeira por 30 minutos, para que esta crosta de ingredientes grude bem nelas.
Após o passo anterior, esquente o óleo. Quando estiver quente, frite algumas sardinhas de cada vez, para não baixar a temperatura do óleo, até ficarem douradinhas e crocantes. Retire para um prato com papel absorvente e repita até fritar todo o peixe.
Dica: Um dos segredos para conseguir uma sardinha sequinha é fritar somente quando o óleo estiver bem quente.
Sua sardinha frita sequinha está pronta! Sirva com, por exemplo, couve à mineiramolho tártaro e arroz branco. Bom apetite!

Rendimento: 4 porções

Fonte: Tudo Receitas

Nenhum comentário: