TORTA DE BATATA COM CARNE SECA

Dias atrás a querida Inês do blog (O diário da Inês), postou uma receita de torta de frango, eu fiquei com água na boca, pois a gente come primeiro com os olhos; as fotos e a receita me deixaram com muita vontade de experimentar. Como a Inês disse que poderíamos fazer com qualquer recheio, principalmente com sobras de carnes assadas, cozidas ou peixes, eu pensei logo na minha queridinha carne-seca que combina muito bem com batata. 
Inês fez em formato de rocambole; eu fiz em um refratário. Uma coisa eu garanto: a receita fica simplesmente deliciosa, massa e recheio perfeitos! Aproveitem e façam esta delícia no fim de semana, vai ser sucesso total na sua mesa! 

INGREDIENTES:

Massa:
2 colheres (sopa) de manteiga
1 kg de batatas 
2 gemas
1 colher (sopa) de farinha de trigo
sal e pimenta-do-reino a gosto
manteiga para untar
1 gema para pincelar

Recheio:
600g de carne-seca Paineira dessalgada, cozida e desfiada
1 cebola média picada
1 tomate picado sem a sementes
1 dente de alho picado (usei 2)
salsinha, pimenta-do-reino ou seja tempero a gosto
azeite de oliva a gosto
queijo a ralado a gosto


MODO DE PREPARO:

Em uma panela coloque o azeite, doure o alho e a cebola; em seguida acrescente o tomate, a carne-seca e tempere a gosto; deixe no fogo até apurar os sabores. 

Cozinhe as batatas cortadas em pedaços em água e sal até ficarem macias.

Em uma tigela coloque a manteiga, farinha, a pimenta, as gemas e as batatas esmagadas ainda bem quentes. Amasse tudo muito bem. Coloque a metade da massa em um refratário médio untado com manteiga por cima acrescente o recheio da carne-seca e o queijo ralado. Cubra com o restante da massa e pincele com a gema. Leve ao forno preaquecido 200°C até dourar. Sirva com salada a gosto.
 Bom apetite!

Fonte: http://www.andreaquitutes.com

Nenhum comentário: