TORTA CREMOSA DE ATUM

 Assim que eu vi ESTA torta publicada pela querida Josy, ela passou a perna em todas as outras receitas da minha listinha por fazer. Saí atrás dos ingredientes que faltavam e fui correndo preparar!
A minha ansiedade em comer era tanta que até esqueci de colocar as ervilhas! rss E olha que deixei a vasilha bem pertinho da assadeira para não esquecer mas não foi o suficiente para a "tchorna" aqui! :o)
De qualquer forma, em pouco tempo a torta ficou pronta e logo eu já me refastelava com uma fatia quentinha dessa maravilha!
O recheio cremoso é, sem dúvida, o grande diferencial da receita mas a massa também não fica para trás! Ela lembra quase um suflê de tão leve que fica!
Agradeço a generosidade da Josy e da Irene em compartilhar esta receita de ouro conosco!
Abaixo passo a minha versão, um tiquinho de nada alterada:

* xícara medida 240ml

MASSA:
2 xícaras de leite
2 xícaras de farinha de trigo
⅔ xícara de óleo
3 ovos grandes
100g de queijo parmesão ralado
1 caixa de creme de leite UHT (200g)
1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio 1:

2 colheres (sopa) de azeite ou óleo
1 cebola pequena picada
1 tomate grande sem sementes picado
2 latas de atum escorridas
1 lata de milho verde escorrida
1 lata de ervilha escorrida
cheiro verde a gosto
azeitonas verdes picadas a gosto
sal e pimenta do reino a gosto
orégano a gosto

Recheio 2:

1 copo de requeijão cremoso (200g)
1 caixa de creme de leite UHT (200g)
uma pitada de noz moscada ralada na hora (opcional)

Comece preparando o recheio 1.
Aqueça o óleo numa panela e refogue a cebola até ficar transparente. Junte o tomate, atum, milho verde, azeitonas e deixe refogando por alguns minutos até secar um pouco o líquido. Tempere com sal, pimenta do reino, orégano e junte o cheiro verde. Misture bem e despeje num prato para esfriar. Eu estava com muita pressa e cobri com um plástico e coloquei gelox por cima! :D

Para o recheio 2, misture o requeijão e o creme de leite. Tempere com noz moscada e reserve. Se o requeijão que estiver utilizando for mais firme, aqueça por alguns segundos no microondas para amolecer.

Unte e enfarinhe uma assadeira média. Eu usei uma de 22x34cm mas de bordas baixas. Mesmo deixando a ervilha de lado, acabou escorrendo um pouco do requeijão. Recomendo uma forma mais alta ou maior.

Agora a massa. Meça a farinha de trigo e reserve. No copo do liquidificador, coloque o leite, os ovos, óleo, creme de leite, queijo ralado e uma pitadinha de sal. Bata bem até ficar esbranquiçado. Pare de bater e junte ⅓ da farinha de trigo. Pulse algumas vezes até incorporar. Junte mais um pouco de farinha e pulse novamente. Coloque o restante da farinha e o fermento em pó e pulse mais algumas vezes. Fazendo assim, a massa não fica solada, fica bem aerada. Esta dica é válida para qualquer massa de liquidificador! ;)
Despeje metade da massa na assadeira e espalhe para forrar todo o fundo. Distribua o recheio de atum e, por cima, o recheio de requeijão. Cubra com o restante da massa e leve para assar em forno pré-aquecido a 200˚C por cerca de 35 a 40 minutos ou até ficar douradinho. Nessa torta o teste do palito não dá certo por causa do recheio cremoso.

Obs: segundo a Irene, o creme de leite pode ser substituído por iogurte natural ou coalhada.
O atum pode ser trocado por frango cozido e desfiado, bacalhau, carne seca, presunto, linguiça calabresa, carne moída.... o que sua imaginação e preferência mandar! ;)

Fonte: http://pecadodagula.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: