BOLO DE LIMÃO - CIRANDA DE RECEITAS

Hoje tem mais uma "Ciranda de Receitas". Estamos na quarta rodada e a "Ciranda" aumenta a cada dia com novas cozinheiras. A minha parceira dessa rodada é querida Irene do blog (Danni e Lype), uma cozinheira de mão cheia ao qual tive o prazer de conhecê-la pessoalmente. Uma pessoa super gentil e meiga. 
Eu trouxe esse bolo lindo de limão da cozinha da Irene; pela receita e fotos só pode ter ficado delicioso. Bolos são bem vindos sempre, não tem como recusar uma fatia. E nesse tempo frio com uma xícara de café e uma boa companhia para bater um bom papo é bom demais.
Não deixem de conferir a minha receita de pão de queijo com ervas que está sendo compartilhada no blog da Irene, a receita é super fácil, garanto que vocês vão amar!

INGREDIENTES:

Ingredientes da Massa:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal (eu usei somente uma pitada)
200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
1 xícara (chá) de leite
raspas de 2 limões (eu usei somente 1 limão siciliano)

MODO DE PREPARO:

Separar todos os ingredientes.
Pré-aquecer o forno a 180 graus célsius. Untar uma forma de furo no meio com manteiga e polvilhar com farinha de trigo. Reservar.
Peneirar a farinha de trigo, misturar o fermento em pó em uma tigela. Reservar.
Bater a manteiga com o açúcar e o sal na batedeira até ficar claro. Adicionar os ovos um a um e batendo sempre a cada adição. Retirar da batedeira.
Juntar a mistura de farinha de trigo alternada com o leite. Misturar delicadamente. Acrescentar as raspas de limão e misturar mais um pouco. Colocar a massa na forma e levar para assar no forno preaquecido a 180 graus célsius até dourar. Retirar do forno, aguardar uns 10 minutos e desenformar. Deixar esfriar.

INGREDIENTES DO GLACÊ:


1/3 xícara (chá) de suco de limão siciliano
2/3 xícara (chá) de açúcar

MODO DE PREPARO:


Misturar o suco de limão com o açúcar e esperar o bolo esfriar. Cobrir o bolo com o glacê.
(Receita extraída do livro "Panelinha Receitas que Funcionam")

Fonte: andrea quitutes