BOLO DE FUBÁ TIPO PÃO-DE-LÓ

 - Sr. Maquinista, por favor, pare o trem que é aqui que vou descer!

Se eu estivesse numa viagem em busca do melhor bolo de fubá, esta seria a frase que eu diria depois de provar esta maravilha.
Sem exageros, é simplesmente PER-FEI-TA!!!
Outra noite estava conversando com a querida Nela e comentei que aqui o pão-de-ló é conhecido como Castela, sendo um bolo bastante famoso na província de Nagazaki. Num programa que assisti há muitos anos atrás, a repórter foi para Portugal conhecer o original bolo Castela e qual a sua surpresa ao descobrir que lá não existe bolo chamado assim!
Fiquei curiosa em saber por que, então, Castela? Porque as claras são batidas em castelo (picos duros que lembram torres de castelo), disse Nela! Péra aí, pensando bem e não é que é mesmo!
Depois da conversa, então, bateu-me uma vontade de fazer um pão-de-ló à moda portuguesa e pus-me a "googlar" em busca de uma boa receita. Eis que dou de cara com este bolo de fubá (mas ainda vou encontrar uma boa receita de bolo Castela!). Os ingredientes são os mesmos da primeira receita de bolo de fubá que postei aqui, mas o modo de preparo e o leite quente são fundamentais para a transformação de um simples bolo de fubá para O BOLO DE FUBÁ! Sim, senhoras, com letras maiúsculas, enormes! Amigas, estou encantada, maravilhada!
Só posso dizer que, se você gosta de bolo de fubá, faça este aqui correndo e me diga se estou exagerando!
A receita original pede para bater os ovos no liquidificador mas eu usei batedeira, talvez isto tenha contribuído para que a massa ficasse mais fofinha ainda. Abaixo passo a forma como eu fiz aqui em casa.

Bolo de fubá tipo pão-de-ló

* xícara de 200ml
INGREDIENTES:

. 4 ovos médios
. 1 1/2 xícara de açúcar
. 3/4 xícara de óleo
. 1 xícara de farinha de trigo
. 1 xícara de fubá
. 1 xicara de leite fervendo
. 1 colher de sopa de fermento em pó cheia

MODO DE PREPARO:

Pré-aqueça o forno a 180oC.
Unte e enfarinhe uma forma (usei uma retangular de 24x18cm).
Peneire a farinha, o fubá e o fermento.
Coloque o leite para esquentar.

Numa tigela grande, coloque os ovos e bata com batedeira rapidamente. Junte o açúcar e bata até formar um creme fofo e esbranquiçado. Vá adicionando o óleo aos poucos, sempre batendo. Desligue a batedeira e peneire os ingredientes secos mais uma vez sobre a gemada. Misture delicadamente. Coloque o leite quente e termine de misturar. Vai ficar uma massa bem líquida. Despeje na forma e dê tapinhas no fundo da forma para tirar bolhas de ar na massa. Leve ao forno e espere a superfície corar (cerca de 20 minutos). Abaixe a temperatura do forno para 160oC e deixe por mais 20 ou 30 minutos. Faça o teste do palito. Tire do forno e espere 5 minutos antes de desenformar. Coloque sobre uma grade para amornar. Este bolo fica bom quente, morno, frio, na hora, no dia seguinte (se sobrar!)...

Fonte: Pecado da gula