BOLO CHIFFON DE TANGERINA

[receita levemente adaptada da Martha Stewart, rende um bolo de 12cm de altura e 25 de diâmetro]

INGREDIENTES:

2 xícaras de farinha de trigo, menos duas colheres de sopa [meça a xícara e retire uma colher de sopa da farinha medida];
2 colheres de sopa de amido de milho;
4 colheres de chá de fermento em pó;
1/2 colher de chá de sal;
1 e 1/2 xícaras de açúcar;
1/2 xícara de óleo de girassol, canola ou outro óleo vegetal sem sabor;
6 gemas em temperatura ambiente;
2 colheres de sopa bem cheias de raspas da casca da tangerina;
1/2 xícara de suco de tangerina natural, espremido na hora;
1/4 de xícara de água gelada;
6 claras em temperatura ambiente;
1/4 de colher de chá de cremor tártaro [se não encontrar, não use].
Açúcar de confeiteiro para polvilhar.

MODO DE PREPARO:

Preaqueça o forno a 160 graus.

Peneire juntos, em uma tigela grande, a farinha, o amido, o fermento, o sal e 1 xícara do açúcar. Peneire a mistura mais uma vez.

Faça uma cavidade no meio da mistura de farinha e junte o óleo, as gemas, as raspas e o suco de tangerina e a água gelada. Bata com um fouet até a massa ficar lisa e homogênea.

Na batedeira, em velocidade médio-alta, bata as claras com o cremor tártaro até conseguir picos moles. Com a batedeira ligada adicione a 1/2 xícara de açúcar restante aos poucos, colherada por colherada, até que o merengue alcance picos firmes e fique liso e brilhante. 

Adicione metade do merengue à massa e misture, com uma espátula ou colher grande, delicadamente, fazendo movimentos circulares de cima para baixo. Junte o restante do merengue e incorpore da mesma forma, sem misturar demais.

Passe a massa para uma fôrma de bolo chiffon, de buraco no meio, fundo removível e diâmetro de 25cm, sem untar. Leve ao forno por 55 ou 60 minutos, até que, enfiando um palito no centro, ele saia limpo. Não deixe assar demais.

Retire do forno e imediatamente vire a fôrma de cabeça para baixo, com o tubo do meio apoiado sobre o fundo de um copo ou sobre o apoio metálico que normalmente vem com a fôrma de bolo chiffon [como na foto]. Deixe esfriar completamente assim, de ponta cabeça, por pelo menos 1 hora e meia [eu sempre preparo o bolo antes de dormir e deixo assim durante a noite].

Depois de totalmente frio, passe uma faquinha sem serra com cuidado pelas laterais da fôrma e em torno do tubo central, e desenforme empurrando o fundo falso. Ainda com cuidado, passe a faca entre o bolo e o fundo falso e retire o fundo falso.

Passe o bolo para o prato de servir e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Fonte: a cozinha coletiva