PUDIM DE MANDIOCA

INGREDIENTES:

200g de açúcar para caramelizar a forma
4 ovos
3 xícaras de leite
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
2 xícaras de açúcar
2 colheres (sopa) de coco ralado
2 colheres (sopa) de queijo Parmesão ralado
2 xícaras de mandioca ralada grosso

MODO DE PREPARO:

1. Pré-aqueça o forno a 180˚C. Ferva água para fazer o banho-Maria.
2. Caramelize com 200g de açúcar uma forma redonda de cerca de 20cm de diâmetro. No liquidificador, bata os ovos, leite, manteiga, açúcar, coco e queijo ralado até ficar homogêneo. 
SEM BATER, misture a mandioca ralada.
3. Despeje a mistura de pudim sobre a forma caramelizada e arrume-a sobre uma forma maior. Preencha a forma maior com água fervendo, deixando cerca de 2 dedos acima da base da forma redonda de pudim e, cuidadosamente, coloque essas formas no forno. Não é necessário cobrir a forma redonda com papel alumínio.
4. Asse por aproximadamente 1 hora ou até que o pudim não esteja líquido e, espetando uma faca no centro, saia limpa. Deixe esfriar e leve à geladeira para gelar bem. Para desenformar com mais facilidade, passe uma faca em volta do pudim, entre o pudim e as paredes da forma, e aqueça rapidamente a base da forma na chama do fogão.

DICAS:
Se preferir, você pode não usar o queijo e coco ralado.
A Hozana testou esse pudim no forno e na panela que faz pudim e a versão que todos nós mais gostamos foi a feita no forno, pois ficou mais úmida e cremosa. Além do mais, ela assou sem banho-Maria e conseguiu o resultado do pudim da foto.
Ela também diz que a mandioca deve ser ralada no ralo mais grosso, para sentir os pedaços de mandioca na massa.

Rende: 8 porções

Fonte:  chocorango
Arnaldo Silva


Nenhum comentário: