ROBALO EM LEITE DE CASTANHA DO PARÁ


 Robalo em Leite de Castanha do Pará Robalo em Leite de Castanha-do-Pará  Versão para impressão

INGREDIENTES
100 gramas de lombo de Robalo
50 ml de shoyu
Suco de um limão
½ colher (sopa) de melado de cana
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

PARA O LEITE:
100 gramas de castanha fresca
600 ml de água
20 gramas de polvilho doce (amido de mandioca)
2 ramas de patchouli
50 ml aproximadamente de creme de leite fresco

PARA A FAROFA:
½ colher (sopa) de manteiga sem sal
100 gramas de farinha de Cruzeiro do sul
Quantidade que bastar de alho

MODO DE PREPARO
Em um liquidificador, bata as castanhas com a água fervente e o amido, de modo que fique bem processado. Com um pano de prato bem limpo, ou chinoix, coe bem espremendo para extrair todo o sabor. Separe. Tempere o robalo com sal e pimenta do reino. Faça uma mistura com o shoyu o melado e o suco do limão. Em uma frigideira quente acrescente óleo (azeite), coloque o peixe e deixe dourar dos dois lados. Coloque a mistura do shoyu e deixe que cozinhe. Reduza fazendo um glaceado. Se necessário, acrescente caldo de legumes para que o peixe fique bem cozido. Lembrando que, se preferir, pode servi-lo mal passado. Em uma panela, coloque o leite da castanha, as ramas de patchouli, o creme de leite e leve ao fogo brando mexendo para que não talhe. A ideia é que fique levemente espesso.

Para a Farofa; acrescente a manteiga, o alho e deixe dourar. Coloque a farinha e deixe-a torrar levemente. Por fim, coloque um fio de óleo de bacon. Acerte o sal.

Para a Montagem;Em um prato fundo, coloque o leite, o robalo de forma harmoniosa e cubra-o metade com a farofa. Coloque brotos e sirva.

Fonte:Dia a dia  Daniel Bork