MOUSSE ENTRE DOIS AMORES

A receita de mousse de chocolate é como de pão de queijo, e bolo de fubá: há dezenas; de vários tipos: com ou sem creme de leite, com ou sem ovos; mais firme, mais aerado, até com manteiga… Apesar de descomplicada, é aerada e deliciosa. Recomendo fazer :)  Aqui eu usei o chocolate belga, com 50,3 % de cacau, e por isso a cor da mousse não fica muito escura. E como o nome diz, fiquei na dúvida se fazia a mousse de chocolate escuro ou a de chocolate branco – estava dividida entre dois amores...fiz com os dois. Amei! 

INGREDIENTES:

Mousse de chocolate meio amargo:
. 4 ovos (separar as gemas das claras)
. ½ xícara de açúcar
. 250 g de chocolate meio amargo, picado
. 1 lata de creme de leite, sem soro
. 1 colher (sopa) de conhaque (opcional)

Mousse de chocolate branco:
. 4 ovos (separar as gemas das claras)
. ½ xícara de açúcar
. 250 g de chocolate branco, picado
. 1 lata de creme de leite, sem soro
. 1 colher (chá) de baunilha.


Opcional:
. Chantilly e raspas de chocolate

MODO DE PREPARO:

Primeiro, derreta o chocolate meio amargo:
Numa tigela de vidro, coloque o chocolate picado e leve ao micro-ondas na potência MÉDIA por 3 minutos. Retire e mexa com uma espátula. Caso ainda não tenha derretido tudo, volte ao micro por mais 30 segundos, potência MÉDIA. Retire, e mexa até derreter por completo. Reserve. Em outra tigela (metal ou vidro) coloque as 4 gemas e o açúcar. Utilize uma batedeira manual, porque você vai bater as gemas com o açúcar em banho-maria. 

Para isso, numa panela de diâmetro menor do que o da tigela, ferva uns dois dedos de água. Deixe em fogo mínimo, e posicione a tigela com as gemas + açúcar por cima. Bata até transformar-se numa gemada clara e fofa. Acrescente o conhaque (opcional) e retire do fogo. Reserve. Em outra tigela, bata as claras em neve quase firme. Reserve. 

Despeje o chocolate derretido sobre a gemada e vá batendo com a batedeira até misturar bem. Em seguida, o creme de leite. Bata um minuto somente. À mão e delicadamente, acrescente as claras em neve, incorporando com uma espátula. Distribua a mousse em tigelinhas individuais ou coloque numa única, grande, e deixe firmar na geladeira por no mínimo 2 horas. 

Prepare a mousse de chocolate branco do mesmo modo da mousse de chocolate meio amargo, apenas no lugar do conhaque (opcional), acrescente a baunilha. Distribua sobre a mousse de chocolate meio amargo e leve à geladeira novamente por no mínimo 2 horas. Decore com o chantilly e raspas de chocolate. Sirva gelada.

Fonte: Repaginado receitas