LOMBO DE PORCO COM CASTANHA-DO-PARÁ

 Preparação simples, mas muito saborosa. O lombo de pouco, macio e bem úmido  ganha todo o sabor e crocância da castanha-do-pará. Mais do que sabor a castanha-do-pará é um alimento saudável.

Rendimento: 8 porções de 140 g
Tempo de preparo: 20 minutos (mais 2 horas e 30 minutos de cozimento)

INGREDIENTES
1 lombo de porco médio . 1.100 g
2 cebolas grandes . 465 g
4 dentes de alho . 11 g
1 maço médio de salsinha . 70 g
250 g de castanha-do -ará sem casca
15 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol . 150 g
1 colher (chá) de louro em pó . 0,5 g
1 pitada de noz-moscada em pó
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE FAZER
Descasque as cebolas e lave-as sob água corrente. Pique-as em pedaços pequenos. Descasque os dentes de alho e pique-os. Reserve.
Lave a salsinha sob água e separe as folhas e galhos mais macios. Lave novamente e seque com toalha de papel. Pique a salsinha finamente e reserve.
Coloque as castanhas em uma panela com 1 e 1/2 litro de água e 1 colher (sopa) de sal. Leve ao fogo por 1h30 minutos ou até as castanhas ficarem tenras, fáceis de cortar. Retire do fogo, escorra a água e reserve as castanhas.
Coloque em uma panela o azeite de oliva e leve ao fogo por 1 minuto ou até aquecer. Junte o lombo, o alho, a cebola, o louro em pó, a noz-moscada, a salsinha, o sal e a pimenta-do-reino. Cozinhe, em fogo baixo, com a panela tampada e mexendo de vez em quando, por 1 hora ou até a carne estar cozida e dourada. Acrescente as castanhas e cozinhe por mais 5 minutos. Retire do fogo e sirva em seguida.

VALOR NUTRICIONAL POR PORÇÃO
650 kcalorias; 8 g de carboidratos; 26,5 g de proteínas; 58,5 g de gorduras totais (14 g de saturada, 29,5 g de monoinsaturada e 11 g de poliinsaturada); 80 mg de colesterol; 3 g de fibras; 5,5 mg de ferro; e 145 mg de cálcio.
Elimine as aparas do lombo, lave sob água corrente e seque com toalha de papel. Reserve.

Fonte: azeite