FRALDINHA AO MOLHO DE CERVEJA PRETA E COGUMELOS

Quem ainda não fez esta carne de panela não sabe o que está perdendo! Eu já havia feito com lagarto mas vendo a versão da Fabiana com fraldinha, corri para experimentar. Gostei bastante, a carne é magra, muito saborosa e como a Fabiana bem descreveu, desmancha de tão macia! Bom para a mistura do dia-a-dia com arroz branco e saladinha mas fica ótimo também para comer com pão francês fresquinho, para molho de macarrão.... hummmm!!!

INGREDIENTES
1kg de fraldinha (tipo de corte bovino) sem gordura e cortada em nacos grandes (ou use a peça inteira)
sal, pimenta e 3 dentes de alho amassados para temperar a carne OU 1 cubo de caldo de carne
2 cebolas picadas
1 lata de molho de tomate pronto (340g)
1 lata de cerveja preta (350ml)
cerca de 1/2 xícara de água (120ml)
1 vidro de cogumelos escorridos e picados (100g)
cheiro verde picado

MODO DE PREPARO
Desta vez, temperei a carne com sal (cerca de 1/2 colher de sopa), pimenta e os alhos amassados. Deixei tomando gosto por algumas horas na geladeira. Você pode usar a carne sem temperar previamente, fica bom também. Neste caso, coloque sal e pimenta a gosto ou um cubo de caldo de carne ao molho para temperar.
Frite pequenas porções da carne em frigideira bem quente com um fio de óleo. Deixe dourar de todos os lados para selar a carne. Enquanto isso, vá dourando a cebola com um pouco de óleo na panela de pressão. Mexa frequentemente até que fique caramelizada. Junte os pedaços de carne selados, a cerveja e o molho de tomate. Misture bem. Na frigideira que fritou a carne, despeje a meia xícara de água apenas para "lavar" e tirar o queimadinho da carne que ficou grudado. Despeje esta água na panela de pressão também. Mexa bem, tampe e espere pegar pressão. Quando começar a chiar, conte 40 minutos. Coloque a panela debaixo da água corrente e tire a pressão antes de abrir a panela e verificar a maciez da carne. Para mim, com 40 minutos a carne estava macia mas ainda precisei deixar mais 10 minutos depois que pegou pressão novamente para ficar no ponto de desmanchar. Junte os cogumelos e aqueça rapidamente. Corrija o sal se necessário (para mim não foi necessário). Polvilhe cheiro verde picado e sirva em seguida.

Fonte: Pecado da Gula

Nenhum comentário: