BOLO TRICOLOR – CHOCOLATE, BAUNILHA E MORANGO

INGREDIENTES:

Bolo de Chocolate:
. 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
. 2/3 xícara (chá) de chocolate me pó (cocoa)
. 1 e 1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
. 1/4 colher (chá) de fermento em pó
. 1/2 colher (chá) de sal
. 3 ovos
. 1 e 2/3 xícaras (chá) de açúcar refinado
. 1 colher (chá) de essência de baunilha
. 1 xícara (chá) de maionese
. 1 e 1/3 xícaras (chá) de café morno (ou água)

Bolo de Baunilha:
. 2 xícaras de farinha de trigo
. 1 colher (sopa) de fermento em pó
. 1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
. 3 ovos
. 1 e 1/2 xícaras de açúcar
. 1 xícara de maionese
. 1/4 xícara de sour cream (creme azedo), ou iogurte natural
. 1 colher (sopa) raspas de limão
. 1 colher (chá) de essência de baunilha

Recheio de Creme de Confeiteiro:
. 1 xícara de leite (250ml)
. 1/2 colher de chá de extrato/essência de baunilha (2.5ml)
. 1/8 colher de chá sal (0.25g)
. 2 colheres de sopa de amido de milho (10g)
. 1/4 xícara de açúcar (55g)
. 1 ovo grande
. 2 colheres de sopa de manteiga sem sal (30g)
. 3/4 colher de chá de gelatina em pó (4g)
. 1/2 colher de água (7,5ml)
. 1 xícara de creme de leite fresco (250 ml)

Ganache:
. 290g de chocolate meio amargo picado
. 3/4 xícara de creme de leite fresco
. 2 colheres (sopa) de manteiga
. 450g de morangos

MODO DE PREPARO:

Bolo de Chocolate:
Preaqueça o forno a 180°C. Unte e enfarinhe uma forma redonda de 25 cm.
Numa tigela, peneire a farinha, o chocolate, o sal, o bicarbonato e o fermento. Reserve.
Na tigela da batedeira, bata os ovos, o açúcar e a baunilha em velocidade alta por 3 minutos ou até que fique uma mistura clara e fofa. Reduza a velocidade e acrescente o maionese. Acrescente alternando os ingredientes secos e o café, e bata levemente até incorporar.
Despeje a massa na forma. Asse por cerca de 35 minutos ou até que ao inserir um palito ele saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar.

Bolo Branco:
Preaqueça o forno a 180°C. Unte e enfarinhe uma forma redonda de 25 cm.
Peneire e misture a farinha com o fermento e o bicarbonato de sódio, reserve.
Na tigela da batedeira, bata os ovos com o açúcar até formar um creme. Acrescente a maionese, o sour cream, raspas de limão e a baunilha, bata bem. Em velocidade baixa, acrescente a mistura da farinha e bata apenas até misturar bem. Despeje a massa na forma.
Asse por 35 minutos ou até que ao inserir um palito ele saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar.

Creme de Confeiteiro:
Despeje o leite, a baunilha e o sal em uma panela. Coloque em fogo médio-alto e deixe esquentar até quase ferver. Mexa ocasionalmente.
Enquanto isso, em uma batedeira, adicione o amido de milho e açúcar. Misture até combinar. Adicione os ovos com o açúcar e amido de milho e misture até ficar homogêneo. Quando o leite estiver pronto, despeje-o lentamente na mistura de ovos na batedeira, com ela ligada. Despeje a mistura de volta na panela quente e continue a cozinhar em fogo médio até que o creme engrosse, e cubra as costas de uma colher. Retire do fogo e passe por uma peneira fina. Deixe esfriar por 10 minutos mexendo ocasionalmente. Corte a manteiga em quatro pedaços e misture no creme de pastelaria, um de cada vez, até ficar homogêneo. Cubra o creme com filme plástico, pressionando a película de plástico sobre o topo do creme para evitar a formação de uma pele. Leve à geladeira por até cinco dias.

Em um pequeno prato, polvilhe a gelatina sobre a água e deixe descansar por alguns minutos para amolecer. Coloque 55 mm de água em uma panela pequena e leve para ferver em fogo médio. Meça 1/4 xícara (60 ml) do creme de pasteleiro refrigerado em uma pequena tigela de aço inoxidável para fazer banho-maria na panela, sem tocar na água. Aqueça o creme até 50° C. Adicione a gelatina e misture até ficar homogêneo. Retire do banho-maria e misture no creme de confeiteiro restante. Em uma batedeira, bata o creme de leite até que ele fique com picos médios-duros. Junte imediatamente o creme de confeiteiro.

Ganache:
Coloque o chocolate em uma tigela refratária. Coloque o creme em uma panela pequena em fogo médio só até começar a ferver. Despeje o creme quente sobre o chocolate. Misture delicadamente até que o chocolate esteja completamente derretido. Acrescente a manteiga e misture até derreter e ficar brilhante. Deixe esfriar e engrossar por cerca de 1 a 1 hora e meia.

MONTAGEM:
Corte cada bolo ao meio na horizontal. Coloque uma camada do bolo branco num suporte para bolo. Espalhe uma camada fina de ganache por cima. Acrescente por cima do ganache uma camada do creme de confeiteiro. Em seguida coloque fatias de morangos em cima. Depois, coloque uma camada de bolo de chocolate por cima dos morangos. Repita o processo dos recheios e morangos e cubra com outra camada de bolo branco. Repita mais uma vez os recheios e morangos e termine com o bolo de chocolate. Cubra todo bolo com o creme de confeiteiro restante. Leve o bolo para gelar brevemente antes de derramar o ganache por cima. Reaqueça lentamente o ganache restante, só até amolecer e despeje-o sobre o bolo e com a ajuda de uma colher, faça-o escorrer pelas bordas. Enfeite com os morangos decorados.

Fonte: Pamela Brandao

Nenhum comentário: