BOLO DE LIMÃO, FARINHA DE MILHO E IOGURTE

INGREDIENTES:

. 4 ovos
. 2 limões
. 1 iogurte natural (125ml)
. 100ml de leite
. 200g de manteiga amolecida
. 200g de açúcar
. 150g de farinha de trigo
. 150g de farinha de milho
. 1 colher de chá de fermento em pó.

Calda de limão
. sumo de 2 limões (aproximadamente 80ml)
. 200g de açúcar.

MODO DE PREPARO:

Bata a manteiga com o açúcar, a raspa do vidrado de dois limões e os ovos inteiros. Misture bem até obter uma mistura homogénea. Acrescente depois o iogurte e o leite, misture e finalmente junte as farinhas e o fermento. Misture tudo bem até obter uma massa homogénea.

Coloque a massa numa forma tipo bolo inglês, previamente untada e forrada com papel vegetal, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos ou até o bolo estar cozido.

Entretanto prepare a calda. Aproveite o sumo dos limões que usou previamente, até ter cerca de 80ml. Numa panela coloque o sumo de limão e o açúcar e leve a lume brando apenas para aquecer o sumo de derreter o açúcar. Não deixe ferver ou ficará com uma calda demasiado espessa que não penetrará bem no bolo.

Assim que o bolo esteja pronto, e sem desenformar, pique-o em toda a superfície com um espeto ou um palito e verta cuidadosamente a calda sobre o bolo. Deixe o bolo absorver toda a calda e arrefecer e só depois o deverá desenformar.

Sirva simples ou com um pouco de lemon curd e framboesas frescas.

Ideal para saborear juntamente com uma chávena de chá.

Fonte: Para cozinhar