BOLO DE LARANJA EM CALDA E AZEITE

Lindo, fofo,cheiroso: este delicioso bolo de laranja- para o qual você as fará em calda- leva azeite de oliva no lugar da manteiga, o que o deixa mais leve e com sabor mais intenso. E fica pronto, inteirinho, em menos de 40 minutos!

INGREDIENTES PARA AS LARANJAS EM CALDA
1 xícara de açúcar
3 xícaras de água
3/4 xícara de mel de flor de laranjeira
1 laranja, com casca, cortada em rodelas finas

INGREDIENTES PARA O BOLO
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de semolina
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de cardamomo moído
3 ovos, com claras e gemas separadas
1/4 xícara de licor de laranja (como Cointreau)
1/2 xícara de azeite de oliva
1/2 xícara de açúcar
2/3 xícara de iogurte integral
1 1/2 colher de sopa de raspas de cascas de laranja
1 colher de chá de essência de baunilha

COMO FAZER A LARANJA
Em uma panela, em fogo médio, coloque o açúcar, a água e o mel e mexa até que o açúcar dissolva. Adicione as laranjas em rodelas. Reduza o fogo e deixe ferver, virando as rodelas de tempos em tempos, até que elas fiquem macias e o xarope reduza e engrosse (cerca de 30 minutos). Depois de pronto, coloque as rodelas no fundo de uma forma, em uma única camada. Reserve o xarope.

COMO FAZER O BOLO 
Preaqueça o forno em temperatura média-alta. Unte uma forma redonda para bolo. Em uma vasilha, misture a farinha, a semolina, o fermento, o sal e o cardamomo. Em outra, bata 1/2 xícara de azeite com 1/4 xícara de açúcar por 2 minutos. Adicione as gemas e bata mais. Adicione os secos e bata até incorporar. Coloque o iogurte, as raspas,a baunilha e o licor.
Bata as claras em neves e, gradualmente, incorpore o 1/4 xícara de açúcar restante. Gentilmente, misture as claras em neve a massa. Verta na forma e leve ao formo médio por 25 minutos.
Depois de frio, derrame sobre o bolo 3/4 do xarope. Quando for absorvido, vagarosamente verta mais 3/4. Desenforme. Coloque sobre o bolo as fatias de laranja e o restante da calda. Sirva. Se quiser, decore com pistaches.
Fonte: gastrolandia



Nenhum comentário: