BACALHAU AO FORNO COM BATATAS CORADAS E C EBOLA

Já falei do livro As minhas receitas de Bacalhau: 500 receitas de Vítor Sobral em outro post. Vítor Sobral, hoje um dos maiores chefs portugueses, tem em São Paulo, assim como em Lisboa o restaurante Tasca da Esquina. Hoje recebi uma caixa de madeira com todo o mis-en-place pronto para que eu pudesse preparar uma das receitas que é especialidade do restaurante – Bacalhau ao Forno.
Aproveitando a Semana Santa a Tasca da Esquina está recebendo até o dia 29 encomendas dessa e de outras receitas com bacalhau. Todos os pratos já chegarão à casa dos clientes preparados dentro de um refratário pronto para ir ao forno.
Com vocês a receita de Bacalhau ao forno com batatas coradas e cebolado chef Vítor Sobral.(foto Henrique Péron)  
Tasca da Esquina

Rendimento: 10 porções

Bacalhau
10 lombos de bacalhau com aproximadamente 350 gr.
100 ml de azeite extra virgem
3 folhas de louro
10 dentes de alho laminados

MODO DE PREPARO
Coloque o bacalhau num tabuleiro próprio para ir ao forno, e regue com azeite, o louro e o alho. Leve ao forno à temperatura de 150°C durante 25 minutos, tapado com folha de alumínio.

Cebolada
1 kg de cebola laminada
5 dentes de alho picados
2 folhas de louro
150 ml de azeite extra virgem
Q.b. de sal marinho
Q.b. de pimenta de moinha

Doure as cebolas com o alho e o louro em azeite, em fogo brando. Quando a cebola estiver caramelizada, acerte os temperos e reserve.

Montagem
1,2 kg de batatas pré-fritas em rodelas

Sobreponha o bacalhau sobre batatas e finalize com a cebolada. Leve ao forno para dourar por alguns minutos e, antes de servir, salpique salsa picada e regue com um fio de azeite.

Fonte: Cuecas na Cozinha

Nenhum comentário: