MOQUECA BAIANA COM ARROZ E FARINHA

                               Moqueca baiana / Imagem: divulgação
Tempo de Preparo: Rápido - 40 minutos
Rendimento: 4 porções
Dificuldade de preparo: Fácil

INGREDIENTES
700 g de postas de cação com osso
500 g de camarões rosa graúdos limpos
3 cebolas grandes (2 picadas e 1 em rodelas)
3 dentes de alho roxo picados
3 tomates grandes maduros (2 picados sem pele e sementes e 1 em rodelas)
1 pimentão vermelho médio (em rodelas)
1 pimentão verde (em rodelas)
1 pimenta dedo-de-moça picada
1 maço de salsinha e cebolinha picado
1 maço de coentro picado
1 limão
200 ml de azeite de dendê
400 ml de leite de coco 
2 xícaras (chá) de arroz branco agulhinha
500 g de farinha de mandioca
1 colher (sobremesa) de amido de milho
4 colheres (sopa) cheias de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
4 xícaras de água fervente 

MODO DE PREPARO
Numa panela funda em fogo médio, refogue meia cebola e um dente de alho picado em duas colheres de sopa de azeite até que estejam transparentes. Adicione o arroz lavado para dar uma leve fritada. Tempere com uma colher de sobremesa rasa de sal e cubra imediatamente com quatro xícaras de água fervente. Abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar até que praticamente toda a água tenha secado e furinhos na camada de cima do arroz tenham aparecido. Apague o fogo e reserve.

Refogue, de preferência numa panela própria para moqueca, uma cebola e meia picada e dois dentes de alho numa mistura de duas colheres de azeite de oliva e duas de azeite de dendê. Quando estiverem transparentes, junte dois tomates picados (sem pele e sementes) fritando por mais um minuto. Junte as postas de peixe (temperadas com sal, pimenta-do-reino e limão) e, logo em seguida, cubra-as com um punhado de salsinha e cebolinha picadas, rodelas de uma cebola, dos pimentões e de um tomate, a pimenta dedo-de-moça picada, intercalando com os camarões.

Regue tudo com um fio generoso de azeite de dendê e depois cubra com o leite de coco misturado com uma colher de sobremesa de maizena. Tampe a panela e deixe cozinhar, sem mexer, por 10-12 minutos em fogo médio. Sirva com coentro picado em cima.

Enquanto a moqueca estiver cozinhando, esquente uma frigideira com duas colheres de sopa de azeite de dendê e coloque a farinha de mandioca. Frite tudo por uns três minutos e tempere no final com uma pitada de sal.
Fonte: Gabriela Pegurier  

Basílico