BOLO CREMOSO DE MANDIOCA COM COCO

Um dos meus bolos preferidos da doceria orgânica Shanti & Li, tem textura crocante dada pelo coco e sedosa, “culpa” da mandioca. Maravilhoso e bem brasileiro.

INGREDIENTES PARA O BOLO
30 gramas de coco fresco ralado em lascas
500 gramas de mandioca crua ralada em lascas
80 gr amas de manteiga sem sal
100 gramas de açúcar cristal
3 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
200ml de leite de coco
Ingredientes para a calda
100 gramas de açúcar cristal
100 gramas de coco fresco ralado em lascas
1 xícara de água

COMO FAZER
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Em seguida, vá juntado os ovos com a batedeira ainda ligada. Quando a mistura estiver homogênea, acrescente a mandioca ralada, o fermento em pó e o leite de coco, misturando bem com uma colher.
Coloque em uma forma de 20 cm de diâmetro, previamente untada com manteiga, e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 60 minutos ou até que fique levemente dourada por cima. Deixe esfriar e desenforme.
Coloque o açúcar em uma panela, leve ao fogo baixo e deixe caramelizar, sem mexer muito. Quando o açúcar estiver caramelizado, junte uma xícara de água e mexa até dissolver o caramelo. Acrescente o coco ralado e deixe cozinhar em fogo baixo até engrossar um pouco a mistura. Em seguida, despeje a calda ainda quente sobre o bolo frio e espalhe com um garfo por toda a superfície.
Deixe esfriar e está pronto para servir. Rende 12 fatias.

Fonte: gastrolandia