MANJAR DE COCO COM AÇAÍ E BANANA

INGREDIENTES

Manjar de açaí
1/2 xícara(s) de chá de polpa de açaí
1/2 xícara(s) de chá de banana nanica em rodelas
1 colher(es) de chá de pó para refresco sabor guaraná
1 colher(es) de sopa de amido de milho
1/4 xícara(s) de chá de açúcar
1 1/4 xícara(s) de chá de leite

Manjar de coco
1 xícara(s) de chá de amido de milho
1 xícara(s) de chá de açúcar
4 xícara(s) de chá de leite
2 vidro(s) de leite de coco (400 ml)

Calda de caramelo
1 xícara(s) de chá de açúcar granulado
1/2 xícara(s) de chá de água
5 colher(es) de sopa de água fervente

MODO DE PREPARO

Manjar de açaí
Bata o açaí com a banana e o refresco e reserve. Misture o amido com o açúcar e dissolva no leite. Junte a polpa de açaí e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Coloque a massa em uma forma redonda (17 x 5 cm) untada com óleo e passada na água. Nivele bem e cubra com filme plástico aderido a superfície, para não criar película. Reserve na geladeira por cerca de quatro horas.

Manjar de coco
Prepare este manjar depois do endurecimento do manjar de açaí. Misture o amido com o açúcar e dissolva no leite. Junte o leite de coco e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Imediatamente, despeje metade do manjar em uma forma untada com óleo e passada na água. Delicadamente, acomode bem no centro o manjar de açaí e cubra com o manjar restante. Envolva-o em filme plástico, também aderido a superfície, e reserve na geladeira por cerca de quatro horas, ou até firmar.

Calda de caramelo
Leve ao fogo o açúcar com a 1/2 xícara de água, mexendo até dissolver os grãos, antes de iniciar a fervura. Depois, sem mexer, ferva até obter uma calda em ponto de caramelo. Adicione a água fervente e mexa rapidamente até ficar homogêneo. Reserve até esfriar. Desenforme o manjar e sirva gelado com a calda de caramelo.
Rendimento: 12 porções
Fonte: Profood Solutions Consultoria de Restaurantes
Receita da Cozinha Experimental União