BOLO DE QUEIJO LARANJA

 INGREDIENTES:
300 gr massa folhada congelada
Para o creme de queijo:
7 folhas gelatina
3 gemas ovo
120 gr açúcar
1 pitada de sal
3 laranjas (1,25 cl sumo)
50 gr cubos açúcar
1,25 dl leite
400 gr requeijão seco
0,5 Lt natas

PARA A CALDA DE AÇÚCAR:

sumo de 1 laranja (30 ml)
80 gr açúcar em pó
Além disso:
1 forma mola ou aro para tartes 26 cm
12 gomos de laranja para decorar

PREPARAÇÃO:
Descongele a massa, corte-as aos quadrados, amasse-os na mesa polvilhada de farinha até obter uma massa lisa. Assim, aquando da sua cozedura, o seu tamanho não variará.
Corte a massa ao meio, e com o rolo, tenda 2 círculos de massa com 28 cm de diâmetro. Coloque estes círculos de massa num tabuleiro forrado com papel vegetal. Pique várias vezes a massa. Deixe-a repousar 30 min, leve-a ao forno previamente aquecido (220ºC) durante 10 a 12 min até que a massa fique bem dourada. Os círculos diminuem de diâmetro até 16 cm.
Para o creme amoleça as folhas de gelatina em água fria. Misture as gemas com o açúcar num tacho e adicione o sal. Raspe com força a casca de uma laranja, previamente lavada, com os cubos de açúcar. Junte as raspas. Deite o sumo de laranja e o leite, e com a vara de arames, e mexa vigorosamente. Continuando sempre a mexer, aumente o lume até pouco tempo antes do ponto de fervura. Dissolva, então, a gelatina, não deixando nunca de mexer. Coloque o requeijão numa tigela, e por cima, deite o creme ligeiramente arrefecido, mexendo de forma imediata e vigorosa com a vara de arames. Bata as natas até obter um creme consistente. Junte-o e misture-o ao creme de requeijão ainda morno. Coloque uma das camadas de massa numa forma de mola com fundo móvel, e, rodeando-o com o aro, encha com o creme. Deixe o creme adquirir consistência no frigorífico.

Para a calda, misture o sumo com o açúcar em pó, até obter um glacê muito fluído Barre a 2ª camada de massa. Deixe secar e divida em 12 fatias. Retire o bolo da forma, e com cuidado, coloque a 2ª camada por cima. Decore com os gomos de laranja.

In: Ratatui dos Pobres

Fonte: milionários na cozinha