SEMIFREDO DE ROSAS COM FRUTOS VERMELHOS

Para fazer o xarope de rosas é realmente importante escolher rosas  variadas e bastante perfumadas e acima de tudo usar rosas de casa que não tenham qualquer tipo de pesticida.


INGREDIENTES:
4 gemas
3 claras
100 g de açúcar
2 colheres de sopa de água de rosas
4 dl de natas frescas
Para o xarope de rosas:
250 g de pétalas de rosas variadas e bastante perfumadas
450 g de açúcar
500 ml de água
Framboesas, morangos e cerejas para servir

PREPARAÇÃO:
*Forre uma forma de bolo inglês com película aderente e deixe bastante película caída dos lados da forma para depois cobrir o semifredo.
*Bata as gemas com o açúcar, numa taça de metal, em banho Maria, até a mistura ficar bem volumosa e macia, cerca de 3 a 4 minutos.
*Retire do lume e continue a bater até arrefecer um pouco.
*Junte a água de rosas delicadamente e reserve.
*Bata as claras em castelo e junte-as com cuidado à mistura de gemas.
*Bata as natas até ficarem volumosas e junte-as também.
*Verta o creme na forma, tape com a película aderente e leve ao congelador até gelar.

FAZER O XAROPE DE ROSAS:
*Esmague um pouco as pétalas com as pontas dos dedos e leve-as ao lume com a água. Assim que levantar fervura, diminua o lume para o mínimo, tape o tacho e coza por 30 minutos.
*Coe a água de cozedura, deite fora as pétalas e leve ao lume a água com o açúcar. Deixe ferver em lume médio/fraco até o açúcar dissolver completamente e o xarope reduzir e espessar um pouco, 10 a 15 minutos.
*Se por acaso o xarope ficar muito fino pode fervê-lo mais uns minutos para o espessar. Se acontecer o contrário, ou seja, o xarope ficar muito espesso e com cristais depois de frio, leve-o de novo ao lume com um pouco mais de água. Em ambos os casos é preciso ir aos poucos até que o resultado pretendido seja atingido. Mais tempo de fervura ou mais água, mas vigiando sempre.

*Desenforme o semifredo, se for necessário mergulhe a forma numa taça com água quente (só mergulhar e tirar logo), tire a película e sirva-o com os frutos e com o xarope de rosas.


Fonte: pratos-e-travessas