SUFLÊ DE QUEIJO ACOMPANHADO DE GOIABADA

POR ANA CAROLINA LEMBO E JOSÉ LUIZ SOARES

INGREDIENTES: 

1 1/2 xícara (chá) de queijo gruyère ralado fino
5 claras
3 gemas
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de leite
noz-moscada a gosto
uma pitada de sal
Goiabada em pasta ou cascão!

MODO DE PREPARO: 

Preaqueça o forno a 200ºC.
Unte com manteiga um ramequim de cerca de 18 cm de diâmetro ou dois de cerca de 9cm. Forre a lateral do ramequim com 2 colheres de sopa de queijo e vá girando para forrar as laterais.
Numa panelinha, aqueça em fogo médio a manteiga, quando derreter junte a farinha e cozinhe por 2 minutos, mexendo sem parar. Retire do fogo a panela e junte o leite, para não empelotar mexa vigorosamente com um batedor de arame. Volte a panela ao fogo e mexa por mais 1 minuto.
Tempere o molho branco com sal e noz-moscada, em seguida junte as gemas e misture vigorosamente com o batedor. Transfira a mistura para uma tigela grande .
Bata as claras em neve, mas cuidado para não deixá-la muito dura!
Na tigela com o creme de gemas, misture 1/3 das claras com o batedor de arame, em seguida com uma colher misture o restante, com movimentos de baixo para cima. Aos poucos junte o queijo ralado, assim que a mistura estiver homogênea coloque o creme no ramequim.
Coloque o ramequim em uma assadeira, coloque um pouco de água fervente na assadeira, e leve para o forno para assar em banho Maria de 35 a 40 minutos. Caso esteja usando dois ramequins asse por 20 minutos.
Retire o suflê do forno e sirva em seguida com a goiabada!


Fonte: Do Pão ao Caviar