BOLO DE CAIPIRINHA DE LIMÃO

Não tem como resistir

INGREDIENTES

Massa:
1 xícara (chá) de refinado (160g)
1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo (165g)
5 ovos (cerca de 300g)

Recheio:

1 pote de geleia de limão (300g)
1 xícara (chá) de leite (200ml)
2 colheres (sopa) de refinado (30g)
1 colher (sopa) de amido de milho (25g)
3 gemas (cerca de 60g)
1 xícara (chá) de creme de leite fresco, gelado (200ml)

Calda:
¾ xícara (chá) de água (150ml)
½ xícara (chá) de cachaça (100ml)
¾ xícara (chá) de açúcar (142,5g) (União Doçúcar é o mais indicado)

Merengue Italiano

1 xícara (chá) de açúcar (190g) (União Doçúcar é o mais indicado
3 claras (cerca de 120g)

MODO DE PREPARO:


Massa:
Na batedeira, bata o açúcar com os ovos até triplicar o volume e formar picos firmes. Sem bater, junte delicadamente a farinha de trigo previamente peneirada. Despeje na fôrma untada e enfarinhada e asse no forno preaquecido. Utilize frio.

Recheio:

Leve ao fogo os 5 primeiros ingredientes, mexendo sempre até engrossar. Reserve até esfriar completamente. Bata o creme de leite em ponto de picos moles e junte delicadamente ao creme de limão. Reserve.

Calda
:
Leve ao fogo os 2 primeiros ingredientes e ferva até obter uma calda em ponto de fio fraco. Fora do fogo junte a cachaça. Utilize gelada.

Merengue Italiano:
Ferva o açúcar com a água até obter uma calda em ponto de fio forte. Despeje de uma só vez sobre as claras em neve, com a batedeira ligada, e continue batendo na velocidade máxima até esfriar. Utilize.

Montagem:

Corte a massa em 3 camadas e, na fôrma em que o bolo foi assado, coloque uma camada de massa, umedeça com a calda, espalhe metade do recheio e repita a operação finalizando com a última camada de massa umedecida com a calda. Leve à geladeira por cerca de 3 horas. Desenforme e com o auxilio de um saco de confeitar com bico perlê grande, faça picos de merengue sobre o bolo e queime levemente com o maçarico. Sirva bem gelado.

Fonte: revista sabores do sul