ROCAMBOLE SALGADO SEM FARINHA

INGREDIENTES DA MASSA:

1/2 xícara (chá) de polvilho doce
1/2 xícara (chá) de polvilho azedo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
6 claras
6 gemas peneiradas
maionese a gosto
1/2 xícara (chá) de molho de tomate (para pincelar)
Sugestões de Recheio: carne seca, palmito, frango.

Recheio de carne seca:

fio de óleo
1 cebola picadinha
2 dentes de alho bem picadinhos
pimenta vermelha picada a gosto
400 g de carne seca, dessalgada, cozida e desfiada
1/2 xícara (chá) de molho de tomate
sal e salsinha picada a gosto
Recheio de palmito:
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
1 vidro de palmito picado (300 g)
2 tomates sem pele e sem semente cortados em cubinhos
1 envelope de caldo de carne em pó
sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres (sopa) de água misturada com 1 colher (sopa) de fécula de batata
sal e pimenta do reino a gosto
1/2 xícara (chá) de azeitona verde picada
cheiro verde picado a gosto

PREPARO DA MASSA:

1 – Numa tigela misture 1/2 xícara (chá) de polvilho doce, 1/2 xícara (chá) de polvilho azedo, 1 colher (sopa) de fermento em pó e 1 colher (chá) de sal. Reserve.
2 – Numa batedeira coloque 6 claras e bata bem. Com a batedeira ainda ligada adicione 6 gemas peneiradas. Diminua a velocidade da batedeira e continue batendo até a massa ficar cremosa (+/- 10 minutos). Junte esta massa com a mistura de polvilhos (reservada acima) e misture delicadamente.
3 – Numa fôrma untada e polvilhada com polvilho doce coloque a massa (feita acima) e leve ao forno médio pré-aquecido a 180 graus por +/- 20 minutos. Retire do forno e desenforme ainda quente sobre um pano levemente umedecido. Reserve.
4 – Numa assadeira coloque a massa do rocambole (reservada acima), abra com cuidado, espalhe uma camada de maionese, o recheio de sua preferência e enrole com cuidado. Transfira para uma assadeira untada, pincele o rocambole com 1/2 xícara (chá) de molho de tomate, polvilhe queijo meia cura ralado a gosto e leve ao forno médio pré-aquecido a 180 graus por +/- 10 minutos para gratinar. Sirva em seguida.
Preparo do Recheio de carne seca:
Numa panela coloque 1 fio de óleo, 1 cebola picadinha e 2 dentes de alho bem picadinhos e leve ao fogo médio até dourar (+/- 5 minutos). Adicione pimenta vermelha picada a gosto, 400 g de carne seca, dessalgada, cozida e desfiada e 1/2 xícara (chá) de molho de tomate.  Misture bem, corrija o sal e polvilhe salsinha picada a gosto.

Peparo do Recheio de palmito:

Numa panela aqueça 2 colheres (sopa) de azeite e refogue 1 cebola média picada e 1 dente de alho picado até dourar. Acrescente 1 vidro de palmito picado (300 g), 2 tomates sem pele e sem semente cortados em cubinhos, 1 envelope de caldo de carne em pó, 2 colheres (sopa) de água misturada com 1 colher (sopa) de fécula de batata, sal e pimenta do reino a gosto e refogue por mais 3 minutos. Junte 1/2 xícara (chá) de azeitona verde picada e cheiro verde picado a gosto e misture.
[Fonte: Foto e receita Mais Você]