MAMINHA NA CACHAÇA COM TUBÉRCULOS ROSTI

Prato delicioso, encorpado e farto. Dá um pouco de trabalho, mas vale muito a pena. Receita da chef Heloísa Bacellar do Lá da Venda

INGREDIENTES PARA A MAMINHA

100g de toucinho defumado em cubinhos
1 cebola grande em cubinhos
1 dentes de alho bem picadinho
1 pimentão vermelho sem sementes e filamentos, em cubinhos
2 tomates, sem pele e sem sementes, em cubinhos
1 maminha bem limpa em cubos de uns 2 cm (cerca 800 g )
1 folha de louro
2 colheres (sopa) de molho inglês
1/4 de xícara (chá) de cachaça envelhecida (sugestão: Cambraia Premium)
4 ramos de salsinha para decorar
Óleo vegetal
Sal e pimenta-do-reino a gosto

INGREDIENTES PARA O TRIO RÖSTI

250g de mandioca crua sem casca
250g de mandioquinha crua sem casca
250g de batata-doce crua sem casca
1 cebola pequena em cubinhos
¼ de xícara (chá) de salsinha picadinha
75g de manteiga
Sal e pimenta-do-reino

COMO FAZER

Maminha

Regue o fundo de uma panela grande com um pouco de óleo e doure ligeiramente o toucinho. Junte a cebola, o alho, o pimentão, o tomate e espere murchar. Acrescente a carne, mexa até que os pedaços mudem de cor de todos os lados, junte água até cobrir o louro, sal e pimenta. Quando ferver, descarte com uma escumadeira toda a espuma que se formar na superfície. Abaixe o fogo e cozinhe por umas 2 horas e 30 minutos com a panela semi-tampada até que a carne esteja muito macia e se separando em lascas. Guarde o caldo para usar num risotto ou numa sopa e com um garfo separe a carne em lascas, reserve.
Rösti
Com um ralador grosso, rale a mandioca, a mandioquinha e a batata. Coloque numa tigela grande, misture e esprema com as mãos para descartar o caldo que escorrer. Junte a cebola e a salsinha, sal, pimenta, divida em 12 partes e reserve. Numa frigideira grande, aqueça metade da manteiga, coloque 6 montinhos da massa, pressione para achatar e ficar com mais ou menos 1 cm de espessura. Deixe dourar por uns 3 minutos de cada lado. Transfira os röstis prontos para um prato e deixe no forno aquecido, mas desligado, aqueça o restante da manteiga na frigideira e prepare os demais.
Antes de servir, aqueça um fio de óleo numa frigideira grande, junte a carne e o molho inglês e misture. Deixe aquecer e dourar um pouco. Acrescente a cachaça, mexa apenas para umedecer de maneira uniforme, ajuste o sal e a pimenta e retire do fogo. Em cada prato, coloque 3 rösti, uma parte da carne e decore com 1 ramo de salsinha.

Fonte: gastrolandia