Pão de Forma Sem Glúten e Sem Leite (sem caseína)

INGREDIENTES:

- 3 xícaras da mistura de farinha sem glúten (2xíc. de farinha ou creme de arroz, 2/3 de xíc. de fécula de batata, 1/3 de xíc. de polvilho doce) 
- 2 e 1/2 colheres das de chá de CMC clique aqui 
- 1 colher das de chá de gelatina em pó sem sabor 
- 2 colheres das de sopa de açúcar granulado + 2 colheres das de chá para levedar o fermento 
- 1 colher das de chá de sal 
- 1 e 1/4 de xícara de água mineral morna + 1/2 xícara para levedar o fermento 
- 1 colher das de sopa de fermento biológico seco 
- 1/4 de xícara de óleo vegetal 
- 1 colher das de chá de vinagre de maçã 
- 1 ovo + 2 claras 
- 1/2 colher das de sopa de essência de manteiga (opcional). 

OBS: Se você faz restrição de açúcar, utilize somente 2 colheres das de chá de FOS para levedar o fermento. FOS é um probiótico e se encontra em algumas farmácias ou lojas de suplementos alimentares. 
OBS: Não tem nada haver com leite ou derivado, é apenas um aromatizante. 

MODO DE FAZER: 

1º Unte com creme vegetal (não é margarina) duas formas para pão pequenas ou uma grande e enfarinhe com farinha de arroz. 
2º Em uma vasilha média, coloque a farinha, o CMC, a gelatina, o sal, o açúcar se for usar e misture com um batedor de ovos. 
3º Em uma vasilha pequena, misture a 1/2 xícara de água morna com as duas colheres das de chá de açúcar ou FOS e o fermento. Deixe levedar, levantar uma espuma. 
4º Misture o óleo com a xícara de água morna, o vinagre e a essência se for usar. Coloque-a sobre a mistura de farinha e bata com a batedeira em velocidade baixa para misturar. 
5º Adicione os ovos, bata novamente em velocidade baixa só para misturar. Adicione a água de fermento. Continue batendo em velocidade baixa para misturar e em seguida aumente para velocidade máxima. Bata por 3 minutos. 
6º Distribua a massa nas formas e coloque-as em local abafado (dento do microondas por ex.) para que a massa cresça, cerca de meia hora ou até que alcance 1 cm da borda da forma. Nos últimos 15 minutos, pré-aqueça o forno a 205º C. 
7º Coloque as formas de pão dentro de uma assadeira e leve-os ao forno com a grade posicionada no centro. Coloque uma assadeira com água quente na grade inferior. Isto supostamente daria mais umidade a massa. Não notei esta diferença no pão, mas ajuda a controlar a temperatura do forno. Esta assadeira com água quente é opcional, faço sem ela e os pães ficam ótimos. 
8º Asse os pães pequenos por 40 minutos ou o grande por 50 minutos. Cubra-os com papel alumínio após 15 minutos de forno para não corar demais. Após retirá-los das formas, coloque-os para esfriar sobre uma grade. 
Deixe-o bem acondicionado e esquente-o antes de consumir. Congele-o se não for consumi-lo totalmente em 3 dias. 
A massa fica um pouco mais mole que a de panetone caindo com mais facilidade da colher, mas ainda caindo de uma vez só. 
A vida sem gluten é mais saudável, experimente.

Dora Saunier